Mãe de dois filhos, Li Ming, 38 anos, nunca foi repreendida pelos pais por “brincar” com a comida. Há três anos, ela começou a fazer charabens, como é chamada a arte de criar figuras com comida, como uma maneira de encorajar os filhos a irem à escola e introduzir alimentos mais variados na lancheira que Ivan Tey, 10, e Lucas Tey, 7, levam para a escola.
Até hoje, a dona de casa, que vive em Cingapura, já preparou mais de 100 criações diferentes para os meninos, que incluem uma versão em arroz dos irmãos Super Mario e do Homem-Aranha, um sanduíche da Hello Kitty, além de Bob Esponja e minions, os personagens da série de animação “Meu Malvado Favorito” feitos de massa.
Li diz que sua inspiração vem de figuras que vê nas ruas, mas também de sugestões dos filhos. “Eu comecei a fazer charabens para o Ivan porque ele chorava todos os dias para ir à escola. Eu fazia os personagens com mensagens para ele se sentir mais seguro. Lucas vi e também pediu para que eu fizesse um para ele levar para o jardim de infância e acabou gostando da atenção que recebia dos colegas e professores”, disse ela ao “Daily Mail”.
Com o tempo, Li disse que acabou criando outros pratos também para o almoço e jantar das crianças. “Eles ainda adoram esperar para ver o que eu preparei e gostam de opinar também em como devo fazer alguns personagens”, conta.
Por semana, Li cria até seis novos pratos diferentes. Alguns deles, ela diz, são mantido apenas em casa, já que farão parte de um livro que quer publicar com as criações. “É difícil dizer quais são os meus favoritos porque eu gosto de todos eles por diferentes razões”, afirma.