Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

Vídeo mostra como as mulheres veem o seu corpo (e são vistas) com o passar dos anos

$
0
0
A ANIMAÇÃO FAZ REFERÊNCIA CLARA AO ASSÉDIO SOFRIDO PELAS MULHERES NAS RUAS (Foto: Reprodução Vimeo)

Quando jovem, a designer nova-iorquina Celia Bullwinkel se incomodava frequentemente com o assédio que sofria nas ruas. Decidiu, então, conversar com a mãe sobre o assunto. “’Aproveite agora. Algum dia, tudo isso vai acabar e você vai sentir falta’, disse ela. Minha reação imediata foi: ‘NUNCA!’. Mas de alguma maneira percebi uma certa verdade em sua declaração”, contou ao The Huffington Post. A partir desta conversa, Celia decidiu, então, criar um curta-metragem de animação para retratar a maneira como as mulheres veem o seu corpo (e são vistas) com o passar dos anos.

Intitulado de “Sidewalk” (calçada), o vídeo mostra as diferentes fases de uma personagem, que varia entre a adoração e o completo ódio ao seu corpo – tudo resultado da maneira como ela é tratada nas ruas.

Além disso, Celia mostra claramente como a reação de homens, principalmente, mudam em relação a uma mulher durante o seu envelhecimento. Quando jovem, elas se deparam com assobios, comentários constrangedores sobre sua aparência e imposições de padrões de beleza via publicidade. Mas à medida que vão envelhecendo, são completamente ignoradas. Uma clara referência à objetificação do corpo feminino. 

“Eu quero que o filme ressoe entre as mulheres que são como eu, que tem que trabalhar duro para manter um senso positivo de autoestima conforme vai envelhecendo. Assim como pretendo atingir as meninas, que podem ainda não estar cientes da jornada na qual estão prestes a embarcar”, acrescentou.

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965