Todos os dias, nosso desejo de usar o cartão de crédito é despertado pelos inúmeros anúncios online, que pulam na tela do computador, e oferecem com muitas facilidades novos produtos de beleza para incrementar o nécessaire. E quem é que resiste a um cosmético inovador ou item que promete deixar o make incrível?
Consultamos o maquiador oficial da Natura, Marcos Costa, para descobrir se é possível fazer esse tipo de compra pela internet sem cometer deslizes. Ainda mais agora, que as marcas nacionais estão chegando no mercado de vendas online com preços atrativos e entrega rápida. “É possível sim montar um bom nécessaire, mas todo o cuidado é pouco, já que os produtos exibidos na tela podem ser bem diferentes no contato ao vivo”, afirma o beauty artist. “Alguns sites, inclusive, disponibilizam aplicativos que podem ajudar, mas mesmo assim, é preciso prestar atenção na hora de fazer as escolhas ”, completa.
Confira cinco dicas para encher o carrinho virtual, sem se arrepender das compras depois.
KIT BÁSICO
Para mulheres que não estão habituadas a comprar cosméticos pela internet e nunca experimentaram os produtos que são oferecidos nos sites, Marcos Costa indica os itens em que é possível apostar sem errar: “Máscara para cílios na cor preta, lápis de olho na cor preta, batom cor de boca e um blush rosado são compras certeiras, pois funcionam para qualquer mulher, não importa a marca”.
PÓ, CREME OU MOUSSE
Nesse quesito, Marcos é enfático: “Aposte no pó! As outras texturas tem alta concentração de pigmentos e, se a cor que chegar em casa for muito diferente do tom de pele, não é possível aproveitar o produto”.
PRODUTOS PARA A PELE
De acordo com Marcos, base, pó e corretivo são os produtos mais difíceis de comprar sem testar na pele. “As cores que aparecem na tela do computador não são fiéis e o risco de ficar com o rosto esbranquiçado é grande. Se quiser arriscar, uma base em pó, um tom acima da pele, é boa escolha. É sempre melhor errar a tonalidade para cima do que para baixo”, ensina.
OUSAR OU NÃO NO BATOM
Com tantos lançamentos, é difícil manter o foco na escolha de um batom. Marcos alerta: “Evite comprar uma cor só porque está na moda ou porque uma atriz está usando na novela. Deixe esse momento para a compra na loja, pois pode ser que em você não fique tão bacana. No catálogo online, invista em cores que já esteja acostumada a usar”.
INVESTIMENTO QUE VALE A PENA
“A internet é uma ajuda, um canal facilitador para quem está sempre com a agenda ocupada e com falta de tempo. Mas, se você não tem muito conhecimento sobre cosméticos, evite investir muito dinheiro em um produto que ainda não experimentou, pois o prejuízo pode ser grande e a experiência de compra online, que é tão legal, pode virar um trauma”.