Vamos encarar a dura verdade: ter aquela barriga sequinha e definida requer muito esforço. Muita gente reclama de fazer dezenas de abdominais por dia e, ao longo de meses, não ter nada para exibir. Acontece que há mais pontos para prestar atenção antes de simplesmente se jogar numa infindável sessão dos exercícios. Ao site “Bustle”, a personal trainer Jessi Kneeland revela quais são os maus hábitos que podem estar impedindo você de ter o abdominal dos sonhos.
1. Você não está dormindo o suficiente
Nós sabemos que dormir pouco pode ser ruim por uma série de razões: torna você irritadiça, aumenta o risco de doenças crônicas e até diminui o seu desejo sexual. Mas também torna mais difícil secar a barriga. “Quando você não tem um sono de qualidade com freqüência, você está elevando os níveis do hormônio do estresse, o cortisol. Ter esse hormônio em níveis elevados constantemente torna mais difícil queimar a gordura abdominal, porque o seu corpo passa a estocar a gordura”, diz Kneeland. Tem mais: um estudo recente da Universidade da Califórnia revelou que pessoas com privação de sono comem pior porque recebem um estimulo maior na área de recompensa do cérebro quando come comidas de fast-food, por exemplo. Durma durante 8 horas e você vai começar a ver resultados, diz a personal trainer.
2. Você está tendo níveis elevados de estresse no dia a dia
Vivier constantemente sob pressão também torna a gordura da barriga mais resistente. De novo, a culpa é dos altos níveis de cortisol, que forçam o corpo a proteger os quilos extras. “Isso se aplica a qualquer tipo de estresse, não apenas o que pensamos primeiro, ligada ao trabalho ou aos relacionamentos. Ter uma atitude negativa, guardar ressentimentos ou estar insatisfeito com a própria aparência também são fontes de estresse”, diz a personal trainer.
3. Você está focando apenas no abdômen
Não, pressionar os músculos da barriga na prancha ou no solo não são o único meio efetivo de tonificar a região abdominal. Na verdade, focar exercícios em uma única parte do corpo é uma perda de tempo na opinião de Kneeland. “Em vez disso, trabalhe com exercícios de resistência para o corpo todo, como flexões de perna, agachamentos e levantamento de peso, com intervalos entre eles. Estes exercícios vão aumentar sua massa muscular e ajudar a queimar gordura.”
4. Você está se esquecendo de respirar adequadamente
Pode não parecer, mas a protuberância no seu abdômen também ter a ver com sua inspiração e expiração. Ao longo do tempo, respirar artificialmente (perceba: só o seu peito se move quando respira, em vez de a barriga) pode mudar a forma do seu corpo, que ganha um certo alargamento nas costelas inferiores, diz Jessi Kneeland. Uma respiração ruim provoca ainda o aumento do cortisol, problemas de digestão e flacidez abdominal. Para a personal trainer, deve-se aprender com a ioga a importância da respiração durante os exercícios.
5. Você está exagerando nos exercícios aeróbicos
Suas aulas de spinning podem estar mais prejudicando do que ajudando? Depende de quantas vezes você faz. “Exagerar nos exercícios aeróbicos ‘ensina’ nosso corpo a estocar gordura para ter energia e pode fazer você perder a massa muscular conquistada. Além disso, este tipo de aula estressa o corpo, fazendo que o cortisol também aumente”, diz Kneeland. Para não sobrecarregar o corpo e conquistar o abdominal perfeito, limite as corridas e pedaladas a 150 minutos por semana.