Com a chegada dos dias quentes, novas tendências de beachwear entram em cena para atualizar a moda praia com muito estilo. Modelos com shapes à la anos 60 e estampas com perfume 70's chegam em peso às araras e prometem deixar as areias repletas de romance no verão 2015. Mas as novidades não param por aí. Já que o clima fitness chegou para ficar, as peças aparecem também com toque esportivo e funcional - transformando a praia na academia da estação.
“No geral, os florais vêm forte e permanecem até o verão 2016. Mas dessa vez, serão mais clássicos, variando entre o fundo escuro - preto ou azul - e formatos exagerados. Além disso, veremos uma tendência forte de estampas geométricas, tanto coloridas quanto p&b”, conta Fabio Sandes, gerente de produto moda praia da Lycra. Com relação à modelagem, ele destaca as hot pants como a peça da estação, fazendo jus ao mood sessentista. Para acompanhar, tops trespassados, com recortes geométricos e muitas tiras laterais.
Segundo o especialista, quatro macrotendências ajudam a entender melhor a moda da estação que vem chegando…
1. SUMMER LOVE
Inspirada no filme “Summer of ‘42”, ela exalta a feminilidade através “dos florais românticos e do animal print com cara retrô, estilo anos 1970”. Frufrus, rendas e detalhes manuais, como tiras e amarrações imprimem ainda mais charme aos tops e bottoms da temporada. Tudo para valorizar ainda mais a silhueta.
2. HUNGER GAMES
“Referências do filme ‘Jogos Vorazes’ foram buscadas para que a mistura do fitness e da praia fosse criada. A imagem é de uma guerreira do futuro”, explica Fabio. A moda do yoga na areia e do stand up paddle justificam esse mix. Para isso, as peças de beachwear ganharam um aspecto mais funcional e a modelagem exerce um papel importante, já que a intenção é que elas possam ser usadas na praia, na academia e nas ruas, no melhor estilo “one fit fits all”.
Tops cropped de mangas longas e bottoms de cós largo proporcionam o ar de modernidade que a temporada exige. Acrescente estampas fractais - que criam uma ilusão de óptica -, desenhos geométricos, blocos de cores - neutras e vibrantes - metais e zíperes aparentes; e o que se tem é um look de praia perfeito para uma mulher que não dispensa um visual moderno e prático.
3. VERTIGO
Aqui, quem dá as regras é o filme “Um Corpo que Cai”, de Hitchcock. “O ar retrô dos anos 60 dá origem a uma praia mais resort - chique e rica. As modelagens são inspiradas na arquitetura e os prints apresentam cores neutras, como preto, branco, marrom, azul marinho e um pouquinho de amarelo”, descreve Fabio. Tecidos com brilho discreto, aliados a pedrarias e modelagem especial - com formas arrojadas e curvas inusitadas -, levam o universo do iate à praia.
4. BLING RING
Fabio conta que o filme de Sofia Coppola, onde jovens aspiram a uma vida de luxo, serve como ponto de partida para a última tendência, que passeia pelas estampas supercoloridas e divertidas. “Tem uma coisa de querer expor o luxo, um certo exagero”, acrescenta.
Esta irreverência é traduzida, então, em peças com brilho, pedras, estampas de comida - sorvete, doce, frutas -, e cores fortes. O animal print também dá as caras, mas com fundo colorido. De uma ousadia cool para mulheres que não têm medo de errar.
A HORA E A VEZ DAS HOT PANTS
Eleita a peça da próxima estação, as hot pants chegam para fazer a diferença. “Não é uma peça que vai ser usada o verão inteiro, mas é para aquele dia em que se quer parecer fashion”, diz o expert. Por ter uma modelagem maior, não é indicada para o dia de atualizar o bronze, porém, vai superbem em situaçãos mais festivas à beira do mar ou da piscina. Como vantagem, ela carrega a capacidade de disfarçar o quadril largo.
AS CORES DA VEZ
O rosa, em suas mais diversas variações - fuchsia, puxado para o roxo, pink, pastel -, aparece forte; assim como o amarelo e o verde - limão ou pastel.
A PREFERÊNCIA DAS BRASILEIRAS
Segundo Fabio, apesar de as tendências já estarem confirmadas, alguns modelos são atemporais para as brasileiras. Por isso, ainda veremos muito tomara-que-caia torcido, top com babado, parte de baixo pequena e animal prints clássicos. “Mesmo que não estejam tão em alta, as estampas de oncinha e leopardo permanecem”, comenta ele.
PARA USAR AGORA E DEPOIS
Maiôs com recortes laterais e na altura do abdome surgem ainda timidos no verão 2015, mas devem dominar as areias em 2016. Por isso, é um investimento certeiro. O amarelo também deve dar o tom nesta e na próxima temporada. Então, não pense duas vezes na hora de investir. Por fim, Fabio ainda conta que os prints étnicos, tão usados na estação passada, devem ficar guardados por agora, mas no próximo ano, eles retornam com força total.