“Passar lip balm por cima da sombra é a melhor combinação para um olho perfeito fresh”, já começa ensinando o makeup artist Yadim Carrazanza. Morador de Nova York e, atualmente, um dos mais queridinhos do mundo da moda, ele bateu um papo em Manhattan com a Marie Claire sobre o que não pode faltar no kit diário de maquiagem de uma mulher. Confira quais os produtos você deve adquirir para o próximo verão:
Marie Claire: O que você aponta como trendsetter de acordo com os makes vistos na temporada de Verão 2015 do NYFW?
Yadim Carranza: Essa ideia de revisitar os clássicos. Por exemplo, para Marissa Webb fizemos o smoky eye, que é um olho que está sempre aparecendo, faz tanto sucesso quanto batom vermelho. Mas eu acho que atualmente a ideia é deixar o look mais fresh. E para fazer isso, você pode apostar em novas texturas, como as maquiagens cremosas.
MC: Qual truque de backstage é essencial para o look fresh, tão desfilado nas passarelas desta temporada?
YC: Um truque que recomendo é passar cuidadosamente o lip balm por cima da sombra. Não passe direto do bastão. Coloque um pouquinho na ponta dos dedos e espalhe. A partir daí, aplique na pálpebra com leves batidinhas. Eu tenho a impressão que muitas mulheres tem receio de fazer isso, porque acham que pode ficar muito borrado. Mas é aí que mora a graça. Lembra o estilo rock’n’roll da Kate Moss, por exemplo? É cool e descontraído, e é isso que eu mais gosto na maquiagem. Sabe quando você vai para balada e no outro dia acorda com o make meio bagunçado? É justamente esse efeito que acho maravilhoso e moderno.
MC: O clima quente do Brasil derrete qualquer maquiagem. Como adaptar o que você tem visto nas passarelas para a realidade brasileira?
YC: No verão, recomendo usar pouca maquiagem. Opte por três produtos-chave no dia a dia: corretivo, lip balm e blush. Não abuse do corretivo, use apenas onde precisar. Para os lábios, só o lip balm dá um toque a mais na maquiagem. E também adoro blush para dar aquele ar saudável. Eu tenho usado muito o Coffee Cake, da Maybelline, número 60, porque apesar de ser em pó, ele tem um efeito cremoso incrível. Foi exatamente essa cor que usei para os desfiles da DKNY e da Theory. É um tom lindo que mistura pêssego com bronze. Lembrando que o protetor solar também é essencial.
MC: Quais produtos são indispensáveis para ter na bolsa?
YC: Um curvex para abrir os olhos e uma máscara de cílios bem potente. Lip balm também é bom, porque tem duas funções: hidratação e um toque leve de cor. Para finalizar, tenha um corretivo em mãos para qualquer emergência de beleza.
MC: Qual é a sua melhor dica de maquiagem?
YC: Hidrate a sua pele. Eu sei que não é maquiagem, mas é o melhor que você pode fazer para garantir uma pele bonita.
MC: Agora, uma curiosidade. O mercado de cosméticos é praticamente voltado apenas para as mulheres. O interessante é que, mesmo assim, cada vez mais e mais homens se interessam por maquiagem e se tornam makeup artists de sucesso. Da onde você acha que vem esse interesse dos homens em se profissionalizar na área, sendo que os produtos, em sua maioria, não são voltados para eles?
YC: Realmente é interessante. Acredito que os homens que se tornam makeup artists provavelmente cresceram em um ambiente muito feminino, como eu. Minha mãe é mexicana e adora maquiagem. Meu momento preferido do dia era observá-la se maquiando. E olha que não era rápido, ela demorava pelo menos uma hora para ficar pronta! Quando ela terminava, eu percebia o quanto a maquiagem tinha um poder transformador de deixá-la mais animada e confiante. Eu me apaixonei pela ideia de poder fazer isso nas mulheres. Nós, maquiadores, amamos as mulheres!