A morte do jovem Michael Brown nos Estados Unidos, vítima de seis tiros disparados por um policial, inspirou duas irmãs do estado da Georgia a criarem um aplicativo para prevenir a violência cometida por autoridades de segurança pública. Asha, 15, e Ima Christensen., 18, uniram seus conhecimentos em programação e ciência da computação para desenvolver o Five-O.
O aplicativo faz uma espécie de avaliação da conduta do policial na hora da abordagem. O usuário pode gravar o encontro, armazenar informações, como nome do agente, e dar suas observações a respeito do encontro. Tudo pode ser compartilhado com outras pessoas da comunidade local ou até mesmo internacional.
"Você irá dar uma nota de A à F sobre o nível de profissionalismo, cortesia e acrescentar seu próprio comentário", explicou Ima para a revista "The Cut". É possível categorizar por país ou CEP para que outros possam verificar qual a situação do local onde mora.
Além disso, o app fornece uma série de direitos que o cidadão tem caso não concorde com alguma atitude do policial que o abordou.
As informações ficarão armazenadas para que o usuário possa se defender posteriormente contra o abuso de autoridade, por exemplo, e apresentar provas. O Five-O já está disponível para usuários do sistema Android e do iOS.