A presença de modelos magérrimas nas campanhas de moda como sinônimo de “perfeição” não é nenhuma novidade. Já a revolta pública de uma top ao se deparar com sua imagem completamente alterada no Photoshop é coisa rara. Pois foi exatamente esta a atitude tomada pela australiana Meaghan Kausman, de 23 anos.
Há duas semanas, ela foi covidada pela marca de biquínis Fella Swim para ser a estrela de sua mais nova campanha. As fotos foram feitas pelo fotógrafo subaquático Pip Summerville, especialista em capturar a beleza natural de mulheres submersas. Mas para a surpresa – e revolta – de ambos, a grife decidiu editar drasticamente a imagem de Meaghan, antes da divulgação, com o intuito de deixá-la mais magra.
Ao contrário da original, a foto divulgada mostra a modelo com uma barriga chapada e pernas muito mais finas. “Meu queixo literalmente caiu. Imediatamente mandei mensagem para o Pip... Nós ficamos absolutamente decepcionados com o fato de eles alterarem a foto sem permissão. Eles fizeram isso, porque não achavam a original bonita”, disse Meaghan ao Daily Mail australiano.
Para tornar pública a sua decepção, a modelo decidiu então publicar a imagem do antes e depois em seu Instagram acompanhada de um profundo desabafo:
“Fazer arte é minha paixão. Criar belas fotos e conhecer pessoas inspiradoras, que realmente me dão um novo sopro de vida. Eu fiz recentemente uma sessão de fotos vestindo Fella Swim, com um fotógrafo subaquático extremamente apaixonado e talentoso, Pip. Suas fotos são mágicas; elas capturam as mulheres na água e celebram sua beleza. Esta manhã, fiquei extremamente chocada ao ver que Fella Swim tinha publicado uma versão photoshopada da foto original em sua página do Instagram. Eles alteraram drasticamente o meu corpo, reduzindo a minha barriga e coxas em uma tentativa de me enquadrar em um ideal de beleza culturamente estabelecido. Meu corpo é um tamanho 42, não é 38. Esse é o meu corpo! Eu me recuso a permitir que qualquer empresa ou pessoa perpetue a crença de que "mais magra é melhor". Todas as mulheres são bonitas, e viemos em formatos e tamanhos diferentes! Esta indústria é louca! NÃO É OK alterar o corpo da mulher para fazê-la parecer mais magra. NUNCA!”
Logo após esta publicação, a marca retirou a imagem de sua conta do Instagram, mas não sem antes prestar esclarecimento não muito convincente – registrado pelo jornal The Courier Mail: “Meaghan é realmente muito bonita e nós amamos a imagem original de Pip. Nós não quisemos desrespeitá-la por photoshopar a imagem e pedimos desculpa se ofendemos alguém. Infelizmente, como a maioria das revistas, mídia e imagens que vocês veem aqui, as meninas são retocadas para parecerem mais altas, mais magras e diferentes do que realmente são, e sim, tudo para parecerem um produto. Desculpa Meaghan pelo que causamos e vamos remover a imagem. Se soubéssemos que isso iria te incomodar, nunca teríamos postado”.