Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

Controle o ponteiro da balança: veja seis dicas para reprogramar o metabolismo e evitar o ganho de peso anual

$
0
0
NORMALMENTE, UMA MULHER GANHA DE 500 A 600 GRAMAS POR ANO (Foto: Thinkstock)

O metabolismo basal (MB) torna-se cada vez mais “econômico” ano a ano. Isso significa que nosso organismo passa a gastar cada vez menos calorias na realização de atividades básicas, como respiração, batimento cardíaco, manutenção da atividade corporal... Resultado: ganho de peso!

As mulheres precisam em média de 0,95 caloria por hora relativa a cada quilo de peso. Ou seja, quem pesa 50 kg, gastará em média 1.140 calorias diariamente apenas com essas atividades corporais básicas. Mas é claro que esse número varia de acordo com o tempo que cada uma passa dormindo e até em relação às variações hormonais de cada organismo.

Com a queda deste número calórico, é inevitável não se deparar com o avanço do ponteiro da balança. A notícia boa, é que é possível reprogramar o MB para evitar os quilos extras com o passar do tempo. Para isso, você só precisa adotar seis táticas, que foram listadas pela Marie Claire espanhola.

JAMAIS PULE O CAFÉ DA MANHÃ
Depois de uma noite inteira em jejum, comer ajuda a ativar o metabolismo, que começa a agir na digestão. Além disso, vale lançar mão também de alguns truques para potencializar esta atividade:

- Use canela! Além de conter apenas 3 calorias por grama, ela diminui em até 30% os níveis de glicose, colesterol e gordura do sangue. E mais: reduz o desejo por doces.

A DIGESTÃO DO LEITE FAZ COM QUE O CORPO GASTE MAIS CALORIAS (Foto: Thinkstock)


- Tome leite! Esqueça aquele papo de que leite engorda. Ele é na verdade uma rica fonte de proteína, vitamina D e cálcio – tudo o que seu organismo precisa para gastar ainda mais calorias durante a digestão.

- Beba bastante chá! Inclua especificamente o vermelho ou Pu-erh em seu cardápio, já que se trata de um verdadeiro “devorador” de gordura. Além disso, ele contém pequenas doses de cafeína e antioxidantes. Por isso, são muito indicados pelos nutricionistas para acelerar o metabolismo.

DISTRIBUA BEM AS REFEIÇÕES
Policie-se para comer a cada três ou quatro horas. Isso é garantia de metabolismo sempre ativo. Mas lembre-se de optar por alimentos de baixas calorias e ricos em fibras, como frutas secas, vegetais ricos em água, frutas orgânicas...

LEMBRE-SE DE COMER A CADA 3 OU 4 HORAS (Foto: Thinkstock)



NÃO PULE NENHUMA DAS REFEIÇÕES PRINCIPAIS
Diga adeus às dietas hipocalóricas. Se você deixa de comer, o metabolismo tenta proteger o funcionamento do organismo acumulando cada vez mais gordura, como uma espécie de reserva.

HIDRATE-SE!
Não se esqueça de beber dois litros de água por dia. Muitas vezes, aquela fome fora de hora é sede. Um pequeno truque para queimar mais calorias com esta prática é beber água gelada. Assim, o organismo trabalha mais para ajustar a temperatura corporal. Chás e café podem ser seus aliados neste momento, mas desde que consumidos com moderação em sem adição de açúcar.

ATENTE-SE AO HORÁRIO DO JANTAR
Procure não fazer a última refeição do dia depois das 21h. A partir daí, o seu corpo já se prepara para dormir e, portanto, o metabolismo se desacelera pouco a pouco.

VARIE SEMPRE NOS EXERCÍCIOS FÍSICOS (Foto: Thinkstock)



SUE A CAMISA
Não chegue ao ponto de se sentir confortável com o exercício físico. Às vezes, fazer uma hora de exercício por dia pode não ser suficiente. Se você sempre faz a mesma coisa, o seu corpo entra na chamada “zona de conforto”, quando deixa de queimar calorias. Por isso, tente variar. Comece, por exemplo, acrescentando exercícios de força aos treinamentos aeróbicos. São eles os responsáveis pela massa muscular, que exige mais energia do organismo, ativando o metabolismo.

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965