Recentemente, tive a oportunidade de conhecer Caraíva, na Bahia, e me apaixonei. Caraíva é aquele lugar para quem quer muitooo sossego, pois é um ambiente rústico, parece que parou no tempo. Lá nao têm carros, você chega de táxi (ou carro alugado) por uma estrada esburacada e mal asfaltada, deixa o carro em um estacionamento na beira do rio e faz a travessia por canoa.
Ao chegar do outro lado, você é abordado por “táxis locais” – charrete de burrinhos – para ajudar a levar as suas coisas para a pousada. A maior parte dos caminhos são sem pavimentos de areia fofa, então nem adianta ir com um sapato arrumado – havaianas all day! Ou façam como eu, fiquei descalça o tempo todo! Delicia!
Aproveite o sossego total para relaxar, descansar, e meditar diante de toda a beleza natural. Tentam ir especialmente em baixa estação, assim parece que o lugar é todo seu. Essa é a sensação de tranquilidade que Caraíva passa. Claro, há restaurantes na praia, na vila etc... Mas o intuito é descansar mesmo! Curta as margens e foz do rio Caraíva, deixe-se levar pela correnteza rio abaixo até o encontro do mar, conheça as praias, vá até Corumbau e Espelho de Barco ou Buggy. AH! E nao deixem de comprar artesanatos dos índios.
O pessoal de Caraíva é realmente maravilhoso e saber que ainda existem alguns lugares no Brasil com tal preservação ambiental me deixa feliz. Caraíva é aquele lugar para você desconectar do mundo e reconectar consigo mesmo. Muito longe de qualquer stress, sem carro, sem barulho, sem gente correndo, sem horário marcado para nada.
Seguem as minhas dicas e fotos. Para ver mais imagens, acessem o www.kellypiquet.com
RESTAURANTES
Bar da Logoa
Um dos poucos restaurantes abertos o ano todo, tem um cardápio delicioso e musica das mais agradáveis. Indico a salada de frutos do mar e a lasanha bolonhesa.
Boteco do Pará
Quando meus amigos souberam que eu ia para Caraíva, a primeira coisa que me disseram foi “Nao deixa de comer o pastel de araia do Pará!” Realmente, é uma coisa de outro mundo! Mas todos os outros pastéis sao uma delícia também. O de Nutella com banana é de arromba! (risos). Lugar perfeito para encerrar o dia, pois as mesas ficam nas sombras das Amendoeiras com bastante brisa.
Cantinho da Duca
Aqui é para quem gosta de doce. Peçam o doce da Nega Maluca que garanto que você nunca vai ter comido nada igual! Ah, e vale a pena ressaltar que este é um restaurante vegetariano.
Bar da Praia
Lugar lindo, fica na praia mesmo, supercharmoso. Provei o melhor cleriquot da minha vida e recomendo o filé de peixe com batata sauté. Vale a pena conhecer!
Restaurante Casa da Praia
Servem uma caldeirada maravilhosa!
Pizzaria/Bar do Porto
Realmente uma das melhores pizzas que já comi na minha vida! Massa fininha e feita no forno a lenha com ingredientes frescos. Por lá também tem música ao vivo e, às vezes, um forró que dura até altas horas da manha!
Cachaçaria Busca Vida
Fica bem central, perto da pousada da Lagoa. O cardápio inclui opções de sanduiches feitos com foccacia’s que sao imperdíveis. Aos Domingos rola um forrózinho animado.
Principado
Um dos restaurantes mais “refinados” de Caraíva, o Principado tem um cardápio delicioso e o atendimento é muito agradável. Fica bem próximo da Cachaçaria.
Restaurante Culinária Central
Tudo no cardápio é bom, e o ambiente é super aconchegante.
POUSADAS
Eu fiquei na pousada Lagoa, que recomendo muito, e que por sinal possui ainda um restaurante muito bom. Fiz uma lista de outras pousada que também recomento:
Pousada da Barra
Casa da Praia
Casinhas da Bahia
Cores do Mar
Flor do Mar
Guest House
San Antanio
Paxa (Casa do Francês)