Controverso em muitos países por ser visto como uma imposição religiosa às muçulmanas, o uso do véu vem sendo ressignificado por mulheres que o transformam em item fashion e até dão dicas de como usá-lo em fotos e vídeos postados no Instagram e YouTube –o que vem conquistando adeptas até mesmo de fora da religião.
A blogueira de moda Ascia Sarrha, do Kwait, começou seu blog depois de perceber que o item nunca havia sido usado por nenhuma modelo. “Eu fui uma das primeiras blogueiras de estilo a mostrar minha cara”, disse Sarrha ao "New York Times". Em países mais conservadores, mostrar o rosto em redes sociais ainda é considerado um tabu.
Proprietária da loja Haute Hijab em Chicado, Melanie Elturk afirmou à Marie Claire americana que a onda de vídeos e fotos tem levado mulheres não-muçulmanas a usarem o hijab (o modelo mais comum do véu, que cobre toda a cabeça deixando apenas o rosto à mostra). Tecidos suaves e delicados, de cores berrantes ou padrões mais intricados são incorporados aos mais variados tipos de look. Abaixo, alguns exemplos de mulheres glamourosas usando seus hijabs de maneira original no Instagram.