Eles parecem inofensivos. Afinal, são todos produtos de beleza. Mas saiba que alguns cosméticos podem se tornar prejudiciais se aplicados em regiões para as quais não são indicados, como o rosto. Pensando nisso, a Marie Claire americana listou os principais itens que devem passar longe da sua cútis facial.
Spray de cabelo
Você já deve ter escutado que ele pode ajudar a fixar o make, mas a verdade é que este produto nunca deve entrar em contato com o rosto por conta da laca – espécie de verniz - e do álcool, substâncias que ressecam a pele. Além disso, a fórmula carrega alguns repelentes, que podem causar irritação e vermelhidão.
Desodorante
O fato de ele impedir o suor na região da axila não significa que ele possa ser passado também sobre qualquer área do rosto que transpire com facilidade e derrete o make. A sua pele precisa ser capaz de respirar para continuar saudável. Para garantir que o make dure o dia todo, aposte em primers, itens de longa duração, produtos à prova d’água e também nas versões líquidas ou em bastão.
Tintura de cabelo
Se você tinge o cabelo regularmente e deseja colorir também as sobrancelhas, lance mão de colorações vegetais, que são menos agressivas, ou de uma máscara de cílios que tenha um tom bem próximo ao do cabelo. As tinturas específicas para o couro cabeludo podem irritar a pele sensível da região dos olhos e provocar queimações e irritações.
Gordura vegetal
Apesar de ser indicada para o corpo durante tratamento de psoríase, por exemplo, trata-se de um produto muito pesado para o rosto e que pode obstruir os poros.
Shampoo
Os tensoativos ou surfactantes, que eliminam o excesso de óleo e sujeira dos fios, não são os mesmos que deveriam ser usados para a limpeza da pele. Shampoos não são formulados para entrar em contato com as moléculas delicadas presentes na pele do rosto. Eles podem deixá-la ressecada e provocar descamação.
Sérum capilar
A presença da palavra “sérum” no rótulo não significa que eles possam ser manipulados sobre a pele. Eles são usados para fornecer aos fios ingredientes que não são usados para tratar linhas finas ou qualquer outro problema de pele. Além disso, normalmente, eles possuem fragrâncias que podem irritar a cútis.
Hidratante corporal
Seria ótimo precisar de apenas um hidratante para sanar todas as necessidades da pele do corpo e rosto. Porém, a espessura e fragrância presentes nas loções corporais podem prejudicar a cútis facial. Neste caso, o ideal é optar por versões suaves. As loções corporais recuperam apenas a umidade perdida, ou seja, não atingem outros benefícios, como o anti-idade.
Creme para os pés
Mesmo que esse seja o único creme por perto, jamais o aplique no rosto. Eles são muito pesados, espessos e pegajosos para serem levados à face. Por serem formulados para minimizar calos, contêm esfoliantes químicos extremamente prejudiciais à sensibilidade do rosto.
Esmalte
Nem de brincadeira use esmalte para criar qualquer que seja o efeito no rosto. As moléculas de acrílico presentes na formulação vão realmente secar a pele.
Vinagre
Sabe aquele papo de usar vinagre como tônico? Esqueça! Com o passar do tempo, este produto perde água e se torna cada vez mais forte. Resultado: ao ser aplicado sobre a pele, ele pode queimá-la.