Você já ouviu falar sobre o novo exercício físico da moda chamado treinamento intervalado de alta intensidade? Ele queima calorias, é super rápido, pode ser feito em casa e é bastante eficiente. Além disso, a prática também conhecida pelas siglas HIIT, tem outros benefícios,listados a seguir.
1. FORTALECE UM MÚSCULO MUITO IMPORTANTE
Quando se pratica o HIIT, o seu coração trabalha mais rápido, diz o expert em atividades físicas Jordan Metzl. Por consequência, o órgão fica mais forte, o que é benéfico para a saúde.
2. NÃO É DESESTIMULANTE
É possível reunir os benefícios da musculação e dos exercícios aeróbicos numa prática rotineira, explica o Metzl. No HIIT, você se esforça ao máximo para completar o maior número repetições possível, portanto não fica entediada. Isto traz benefício cardiomusculares, além de fortalecer os músculos.
3. VOCÊ PODE ADAPTAR O TREINO
Não é necessário seguir exatamente os 30 segundos de prática intensa de exercícios com alteres pesados, como fazem os mais experientes. Este nível é para pessoas mais avançadas. Você pode adaptar o treino para sua capacidade física.
4. NÃO É NECESSÁRIO IR À ACADEMIA
A personal trainer da cantora Carrie Underwood disse sempre indicar o HIIT para a vencedora do reality "American Idol" para ajudá-la a ficar em forma durante as turnês. Tudo é feito com poucos equipamentos de ginástica, sem a obrigatoriedade de ir à academia.
5. MANTÉM O NÍVEL DE AÇÚCAR NO SANGUE
Um novo estudo publicado no jornal "Diabetologia" sugere que este tipo de exercício especificamente ajuda a controlar o nível de açúcar em pessoas com o tipo 2 de diabetes.
6. ACELERA O METABOLISMO
Quando você faz uma longa caminhada, o corpo usa menos oxigênio do que quando pratica exercícios aeróbicos, como o HIIT. No momento em que sente que está difícil de respirar, é quando mais calorias estão sendo queimadas. Elas continuam a "desaparecer" após o término da atividade, em um efeito conhecido como "afterburn", segundo disse Metzl.
7. QUEIMA MAIS GORDURA EM MENOS TEMPO
Ao praticar o HIIT, você melhora sua atividade aeróbica, queimando mais gordura em menos tempo do que se praticasse exercícios de longa duração, explicou o especialista em condicionamento físico BJ Gaddour.