O Instituto Avon, em parceria com o ELAS Fundo de Investimento Social, anunciou nesta terça-feira (5) os ganhadores do edital Fale sem Medo. Os projetos de combate à violência doméstica serão beneficiados com R$2 milhões e mais um montante para seleção, capacitação e monitoramento das iniciativas, totalizando R$3,1 milhões. O resultado foi divulgado na semana em que se comemora oito anos da Lei Maria da Penha.
O financiamento será feito por meio do Fundo Fale sem Medo, que reúne doações da Avon e de consumidores que contribuem para a causa por meio da compra de produtos criados pela marca.
"Nosso objetivo é disseminar a ação pelo país com projetos de valor reconhecido por todos os especialistas no assunto, ao mesmo tempo em que fortalecemos as organizações, especialmente as informais, que têm mais dificuldade para obter apoio para projetos de menor dimensão mas com alto impacto em sua s comunidades locais", comenta Lírio Cipraini, diretor executivo do Instituto Avon.
Foram selecionados projetos do Pará, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Alagoas, Santa Catarina e Goiás. Todos foram coordenados por uma mulher.
Entre as organizações que ganharam o financiamento estão o Instituto Patrícia Galvão, o Grupo Transas do Corpo, a Rádio Mulher e Geledés - Instituto da Mulher Negra, Grupo Cultural Balé das Iyabas, o Instituto Transformance: Cultura e Educação e a Associação dos Pequenos Agricultores da Comunidade Chapéu de Pena.
O comitê para seleção dos projetos foi formado por conselheiros do Fundo ELAS e representantes do Instituto Avon, da ONU Mulheres Brasil e da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.
"O grande diferencial é que, além de apoiar as organizações, consolidamos uma rede nacional de iniciativas inovadoras para o enfrentamento da violência doméstica e o avanço por mais paz na sociedade", comenta a coordenadora geral do ELAS Fundo de Investimento Social, Amália Fischer.