Quem precisa trabalhar todos os dias em um escritório sabe como é difícil vestir roupas diferentes em cada dia da semana. Por causa da correria, muitas vezes acaba-se escolhendo looks comuns. Marie Claire consultou a blogueira, empresária e it-girl Lala Rudge para ela dar sugestões de como fugir do básico e fazer uma aposta fashion no ambiente de trabalho. Ela também vestiu três looks que costuma usar nas reuniões da sua loja de roupas íntimas, La Rouge Belle, para você ter como referência. Confira!
USE CORES NEUTRAS
Lala acredita que tons como o preto, o branco e o cinza e outras são escolhas certas para locais mais conservadores. "Agora no inverno, cores sóbrias, que são mais escuras, vão muito bem." Para deixar o visual mais despojado, você pode optar uma calça de couro fake ou um jeans preto ao invés do modelo social. "A skinny mais justinha é ótima. Eu normalmente prefiro as calças porque são mais confortáveis", diz.
DÊ VIDA AO LOOK COM OS ACESSÓRIOS
Uma ideia para quebrar a neutralidade do visual é usar uma única peça de cor vibrante ou estampada. "Eu gosto de uma bolsa colorida para destacar o look", afirma. Para reuniões, ela só usa maxibags. "Eu não consigo usar as pequenas no dia a dia, precisa ser uma grande, que caiba tudo que eu tenho que levar (risos)." O escarpin estampado, como o que a blogueira veste na foto, também é uma boa opção para realçar o look.
LEVE SEMPRE UM BLAZER
"Como eu tenho reunião em vários lugares, eu gosto de vestir um blazer, porque nunca sei como estará a temperatura, às vezes você chega em um local e está frio ou calor", explica. Além disso, o blazer é uma peça que dá sofisticação e seriedade para o visual.
INVISTA EM UMA CAMISA DE SEDA
A seda é um material nobre e muito chique, por isso Lala acha que é um bom investimento. "Uma blusa ou camisa de seda com um blazer é uma ótima combinação. Essa dupla praticamente já faz parte do meu uniforme de trabalho (risos)."
O CASUAL DAY
Muitas empresas promoverm o "casual day" na sexta-feira, que seria o dia da semana em que o funcionário pode usar uma vestimenta mais informal. Mas Lala alerta ao dizer que informalidade não pode virar sinônimo de desleixo. "Eu indicaria ir de calça jeans, mas não com camiseta, masim sim com blazer e salto alto." Para ela, o jeans combinado com sapatilha ou rasteirinha é uma mistura errada para o trabalho. " Fica casual demais", diz.
DO ESCRITÓRIO PARA UM EVENTO OU UMA FESTA
"A calça de couro skinny com uma camisa ou blusa de seda mais arrumada e um salto alto também funciona para o pós-trabalho. Mas você pode usar uma saia lápis ou até um vestido no comprimento midi, que fica na altura dos joelhos, com um casaco em cima", afirma. "Com essas opções, você está adequada para qualquer ocasião, como um coquetel no fim de tarde ou outro evento."
JOIAS DELICADAS
"Eu uso acessórios mais discretos. Coloco brincos pequenos nas olheiras, relógio no pulso e um colar. Muito anéis ou brincos compridos não são bons porque você está numa reunião conversando e a pessoa vai reparar mais naquilo que você está usando do que no que você está falando (risos). É bom evitar para não correr o risco de desviar o olhar.
ESTEJA SEMPRE COM UMA BOA APARÊNCIA
Independente de qual seja sua profissão e a regra de vestimenta no seu ambiente de trabalho, Lala defende a ideia que é preciso estar bem apresentável. "É importante ter as unhas feitas, o cabelo limpo, uma maquiagem leve, mas bem feita, porque não dá para chegar com olheiras ou espinhas aparecendo, por exemplo. São esses cuidados básicos fazem a diferença."