A fotógrafa americana Eunique Jones concentrou todo o seu talento no projeto "Because of Them, We Can" ("Por Causa deles, Nós Podemos"), em que crianças foram retratadas como pessoas importantes da história, a primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama; a ex-secretária de Estado Hillary Clinton; o ex-jogador de futebol Pelé e o músico Stevie Wonder são alguns deles. A ideia deu tão certo que ela decidiu tranformar o ensaio fotográfico em livro, e hoje dedica-se somente à iniciativa.
À Marie Claire, Eunique, que é negra, conta que pensou no projeto como forma de repassar a história dos negros e encorajar as pessoas a sonhar alto. "Há uma enorme quantidade de negatividade e estereótipos que os jovens negros têm que lidar, e eu queria criar algo de positivo para desmentir isso", afirma. "Eu pretendia que meus dois filhos e outras crianças vissem seu potencial por meio dessas pessoas incríveis, que já foram como eles, e superaram obstáculos para alcançar seus objetivos." Com o tempo, ela expandiu o projeto e começou a fotografar também crianças brancas.
O projeto foi batizado depois do nacimento de seus dois filhos, um na eleição de Barack Obama, e outro na reeleição. "Eu dizia: por causa dele, meus filhos também poderão." Na oportunidade de colocar a sua ideia em prática, ela usou a expressão.
A emoção que vem à tona para os adultos que leem as mensagens transmitidas pelas crianças é grande. "Quando vemos essas crianças, nós percebemos como é importante para nós ter certeza de que estamos trabalhando para tornar a vida melhor para elas. Acreditamos que elas são nosso fututuro e, por isso, as pessoas são mais receptivas com aquilo que comunicam."
Focada no trabalho há um ano, a artista conta que os resultados têm sido muito positivos. "O retorno foi incrível. As pessoas dizem que essa é um ótima forma de ligar os pontos entre o presente e o passado", diz. "Os pais e os professores adoram porque é uma jeito de ensinar os pequenos. Passando pelas páginas do livro, você aprende sobre história e ainda se diverte. E as crianças gostam porque elas podem se imaginar nas fotos e nos vídeos como indivíduos que tiveram grande impacto no mundo."
Agora, Eunique prentende dar continuidade ao projeto. "Há mais pessoas para representar e mais crianças para serem fotografadas e inspirarem o mundo. Nossos objetivos são ambiciosos, nós queremos expandir este projeto por todos os países e que todos acreditem que por causa deles, nós podemos!" Para ver mais mais imagens do ensaio, acesse o link.