A Fazenda São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras (RJ), abre as portas de seu casarão para receber, entre os dias 20 e 27 de julho, a segunda edição do Casa Real. O projeto, idealizado pelos proprietários Liliana Rodriguez e Nestor Rocha, ambienta todos os espaços da antiga casa com mostra, exposição, workshop e palestra.
Com entrada franca, o evento promete ser uma viagem aos tempos áureos do Ciclo do Café no Rio, época de riqueza e opulência. Na exposição Entre a Fazenda e o Arranha-Céu, com curadoria de Marta Burle, o visitante terá a oportunidade de conhecer os hábitos e a cultura da época do Império por meio do trabalho de 22 profissionais ligados a arquitetura, decoração, iluminação e paisagismo.
Já na área externa do casarão, as artes clássica e contemporânea ganharão destaque com obras de 13 artistas plásticos. A curadoria é de Fernando Cocchiarale, do MAM carioca.
Palestras e workshops também são atrações que estão sendo preparadas para o visitante do Casa Real. Serão tratados diferentes temas como arquitetura, gastronomia, prataria, patrimônio e artes plásticas. Além disso, um mestre cervejeiro e um mestre cachaceiro e baristas estão entre os confirmados em palestras-relâmpago, com direito a degustação.
Neste ano, o evento, que acontecerá das 12h às 18h, homenageará o artista francês Jean Baptiste Debret. Os organizadores estimam que mais de 8 mil visitantes passem pela mostra.