Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

Princesas da Disney ganham destaque em campanhas sociais e viram tendência na internet

$
0
0
PRINCESAS DA DISNEY ESTRELAM CAMPANHAS SOCIAIS E FAZEM SUCESSO NA INTERNET (Foto: ALEXSANDRO PALOMBO)

Nos últimos meses, a imagem das princesas da Disney começaram a ser usadas para divulgar campanhas sociais que pouco têm a ver com o universo mágico dos contos de fadas. E a intenção dos artistas, que fazem releituras das personagens, é exatamente essa: contrapor o lúdico com a realidade. O sucesso, praticamente garantido, chegou com a velocidade da internet pelas redes sociais.

"Usei as princesas por terem uma linguagem visual pela qual meu público público alvo ficaria atraído", contou, por email, a artista Saint Hoax para a Marie Claire.

Na semana passada, ela ganhou notoriedade depois de publicar uma série de imagens que mostram as personagens beijando seus próprios pais na boca. O objetivo era chamar a atenção para a pedofilia.

"Recentemente, descobri que uma amiga próxima havia sido molestada pelo pai quando tinha 7 anos de idade. Ela levou 14 anos para ser capaz de compartilhar com alguém a experiência traumatizante que sofreu. Como artista/ativista, decidi lançar luz sobre este tópico de um novo jeito", afirmou.

A série de desenhos incestuosos foi destaque em veículos de imprensa em vários lugares do mundo e foi bastante comentada por internautas.

ARTISTA DISCUTE PEDOFILIA AO RECRIAR PRINCESAS BEIJANDO SEUS PRÓPRIOS PAIS (Foto: SAINT HOAX)

O artista Alexsandro Palombo seguiu o mesmo caminho quando, no início do ano, recriou à sua maneira a imagem das personagens. "Criei as Princesas da Disney deficientes para lutar contra a discriminação", contou para a Marie Claire. "Eu as escolhi porque acredito que há um grande problema com as diferenças e a deficiência não combina com seus padrões de beleza."

Deficiente físico desde que enfrentou um câncer há dois anos, Palombo usa a ironia e o senso de humor como remédio para combater o preconceito. "Devemos ser capazes de acabar com as diferenças. A deficiência é parte de nosso mundo, mas infelizmente muitas pessoas pensam que é algo feio e que você precisa esconder", disse.

Assim como Saint Hoax, ele também reuniu elogios de intenautas e seu trabalho foi bastante comentado nas redes sociais assim que publicou sua releitura em um blog chamado Humor Chic. Lá, Palombo também se inspira para recriar imagens de outros personagens, como da famosa família Simpson.

Outro hit na internet foram as imagens das princesas antes de passarem pelo tratamento de Photoshop. O site Buzzfeed mostrou como elas seriam se tivessem a beleza das mulheres reais. Os desenhos foram divulgados em uma época em que cada vez mais as modelos plus size ganham espaço na mídia.

Além deles, ativistas que defendem o feminismo também criticam o tradicional padrão de beleza e comportamento que as personagens exibem nas histórias de contos de fada.  Porém, a princesa do filme "Frozen: Uma Aventura Congelante" e a vilã de "Malévola" receberam ótimas críticas por colocarem as mulheres como protagonistas de suas próprias histórias sem necessitarem da ajuda de um príncipe encantado para vencerem.

PRINCESAS DEFICIENTES FIZERAM SUCESSO ENTRE INTERNAUTAS NAS REDES SOCIAIS (Foto: ALEXSANDRO PALOMBO)

Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965