Fazer exercícios leves durante a gravidez costuma ser recomendado por médicos, mas quantas grávidas encarariam uma prova de corrida de 800 metros com 34 semanas de gestação?
A atleta norte americana Alysia Montano, cinco vezes campeã no seu país e integrante do time olímpico, realizou uma prova na quinta-feira (26), em Sacramento, na Califórnia e a completou em dois minutos. Ela foi a última a cruzar a linha de chegada, ovacionada pelo público.
"Corri durante toda a minha gravidez e me senti muito, muito bem durante todo o processo", contou ao final da prova, completada em 35 segundos a mais do que seu melhor tempo, em 2010.
A atleta de 28 anos está esperando seu primeiro filho com o marido Louis, com quem se casou em 2011. Os médicos deram o aval para ela participar da corrida.
"Isso é uma prova de que não há problema nenhum em correr durante a gravidez." Alysia compete desde a infância e não achou que deveria para mesmo grávida.
"O que eu descobri foi que exercitar-se durante a gravidez é realmente muito bom para a mãe e para o bebê. Fiz todas as coisas que eu normalmente faço... A única diferença é que estava grávida."
Ela sabia que não tinha chance de ganhar ou fazer um bom tempo, mas enfatiza que esse não era o ponto. Ela queria apenas competir.