O primeiro concurso de beleza para transexuais da Turquia foi realizado em clima de festa harmonia em Istambul. As participantes, apesar de concorrerem entre si, ajudaram umas as outras nos batidores para que todas pudessem mostrar o melhor de si para os oito jurados, também transexuais. Yanki Bayramoglu levou a coroa.
O concurso foi realizado como forma de combater o preconceito e a violência contra homossexuais, informou site Mail Online. O grupo LGBT da Turquia denuncia que 70 transexuais foram mortos no país desde 2002. Segundo dados de 2011 da Anistia Internacional, crimes de ódio contra gays, lésbicas e bissexuais, incluindo ataques e assassinatos, é frequente, porém ignorado pelas autoridades.
A homossexualidade na Turquia é permitida pela legislação, mas sofre com o preconceito de parte da população. Apesar disso, cerca de 500 pessoas assistiram ao desfile de biquínis e vestidos de gala das 13 participantes
O fotógrafo Sedat Suna registrou os momentos que antecederam a premiação. Vaidosas, as concorrentes aparecem nas fotos tirando selfies e olhando atentamente para o espelho para checar se tudo estava no lugar.