Durante a vida inteira, a americana Naomi Teeter foi obesa ou acima do peso. “Eu só me lembro de ter tido um peso normal antes dos 6 anos. Tudo que eu lembro após isso tem algo relacionado com meu tamanho”, contou ela ao site “Mind Body Green”. Hoje corredora e coach de transformação, ela reuniu cinco principais mudanças em sua vida -e a maneira diferente que as pessoas passaram a tratá-la- após ter perdido mais de 45 quilos adotando um estilo de vida saudável. Confira:
1. As pessoas geralmente me tratam com mais gentileza
“Eu moro perto de uma doceria e os funcionários sempre me ignoravam quando eu pesava 136 quilos. Os mesmo funcionários passaram a me cumprimentar e me tratar amigavelmente depois que perdi peso. A única coisa que mudou sobre mim foi meu manequim, não me tornei mais ou menos simpática por isso.”
2. Os homens passaram a me dar mais atenção
“Durante os dez meses da minha perda de peso, notei uma atenção bem maior de homens em mim. Algumas vezes, achei realmente que estava sendo seguida e tive que me proteger. Até passei a treinar corridas mais rápidas para o caso de ter de fugir de algum louco. Ser obesa mantinha a maior parte dos homens longe de mim. Antes, ouvia piadas sobre minha gordura, agora escuto cantadas não menos chulas. Isso me fez pensar por um momento em ganhar peso de novo, mas ainda bem que não fiz isso.”
3. Algumas pessoas veem o sucesso da minha perda de peso como ameaça
“Após perder 45 quilos, algumas pessoas que antes me apoiavam passaram a me questionar: ‘Você realmente ainda perder algum peso?’ Elas estavam do meu lado quando estava ficando menos gorda, mas aparentemente não suportavam me ver ficando em forma e magra. Era como se eu tivesse me tornado uma ameaça. Geralmente, esses questionamentos vêm disfarçados de preocupação com a minha saúde. Cheguei a me perguntar se estava indo longe demais, mas percebi que algumas pessoas só te dão força enquanto você não se torna um perigo para o ego delas.”
4. Eu me sinto uma estranha quando me vejo
“Eu às vezes me assusto quando vejo minha imagem ao passar em frente ao espelho de alguma loja ou quando vejo uma foto recente: ‘Quem é essa garota?’ Minha mente ainda está acostumada com a minha imagem com 136 quilos, mesmo após cinco anos. Acho que isso é algo com o qual minha cabeça uma hora vai se acostumar.”
5. Eu parei de ser apenas escolhida
Eu tive apenas uma meia dúzia de relacionamentos na vida. Minha versão gorda ficava com os rapazes que mostravam algum interesse, ainda que não me atraíssem. Casei com o primeiro namorado de verdade quando tinha 20 anos, mas o casamento acabou logo. Ser solteira e mais auto-confiante me fez atrair a pessoa certa para mim. Parei de ficar com a primeira pessoa que me escolhia.”