Uma modelo britânica, que mora em Los Angeles, resolveu fazer um mergulho mais radical ao nadar com tubarões-tigre no Oceano Atlântico. Hannah Fraser, 38, se tornou a primeira pessoa no mundo a se aproximar dos animais sem nenhum equipamento.
"Estava muito ansiosa no começo quando entrei na água com os tubarões. O aspecto mais importante foi saber como funcionam suas mentes. Descobri o que os intriga a usar a boca e dentes para reagir às situações", contou à agência de notícias Grosby Group.
Hannah é uma sereia profissional, ou seja, faz perfomances debaixo d'água sempre sem equipamentos e está acostumada a lidar com animais marinhos, como baleias e golfinhos. Ela tem inclusive um site para quem está interessado em contratá-la para trabalhos desse tipo.
Fraser segurou o fôlego a 15 metros de profundidade no Oceano Atlântico, na região das Bahamas, para estrelar a sessão de fotos. Ela, que estava de biquíni e pintura corporal, ficava sem respirar por cerca de dois minutos antes de receber oxigênio.
Para afastar os tubarões de quase cinco metros, a modelo precisou ficar se movimentando. "Evitamos usar cores porque pode saltar aos seus olhos e parecer um peixe, fazendo-os moder por acidente. Aprendi como tocá-los do jeito certo para me conectar de um modo que se sintam confortáveis e descobri que eles amam isso", afirmou. As imagens mostram Fraser dançando no fundo do mar com vários tubarões ao ser redor. Em alguns momentos, há interação.
O objetivo do ensaio foi chamar a atenção para o abate de tubarões-tigre, que estão ameaçados e extinção devido à caça para retirada de barbatanas. As fotos foram feitas pelo premiado fotógrafo Shawn Heinrichs.
Fraser, que mora nos Estados Unidos, se despediu da família antes de partir para o trabalho no fundo do mar caso o pior acontecesse e não retornasse mais.