A entrevista de emprego é uma via de mão dupla em que tanto a empresa quanto o candidato precisam avaliar se ambos se encaixam no perfil um do outro. Para descobrir se a instituição é a mais adequada para ingressar, é necessário fazer perguntas específicas ao final da conversa. Elas irão indicar se o futuro na companhia será promissor ou não.
"O processo de fazer perguntas muda completamente a dinâmica da entrevista e a percepção do recrutador sobre você", afirmou a CEO da empresa What's For Work?, Teri Hockett, para o site "Business Insider". "Elas também dão a oportunidade de descobrir detalhes que você talvez não teria como saber de outra forma".
Fazer perguntas é, também, uma forma de mostrar preparo para quem está contratando, mas é preciso cuidado. "É esperado [que você o faça]. E se não fizer pelo menos duas, vai parecer que é desinteressado, ou pior, menos inteligente e engajado, como um funcionário deveria ser", disse a presidente da empresa TalentZoo, Amy Hoover.
O conselho que ela dá é escolher pelo menos quatro questões, caso duas sejam respondidas durante a conversa. Mas não faça por fazer, ela alerta. Para se beneficiar, é necessário pensar cuidadosamente sobre o que irá perguntar para não prejudicar sua imagem.
Confia a seguir o que é preciso saber em uma entrevista, caso o recrutador não tenha esclarecido.
Como você acha que deveria ser o candidato ideal para esta posição?
Quem ocupou este cargo anteriormente? Por que ele/ela foi embora?
De que você mais gosta nesta empresa?
Você pode me mostrar como é um típico dia neste cargo?
Como você avalia sucesso aqui?
Terei a oportunidade de conhecer aqueles que serão meus colegas durante o processo de entrevista?
Pode me informar quais são as etapas que precisam ser preenchidas antes de a empresa fazer uma oferta?
O que diferencia esta empresa da concorrência?
Há alguém que eu preciso conhecer? Há alguém mais que você queira que eu conheça?
Quando terei uma resposta?