Centenas de pessoas se concentram nesta quinta-feira (29) na catedral de Lichfield, na Inglaterra, para uma vigília de dois dias em memória de Stephen Sutton, o jovem de 19 anos que morreu de câncer no intestino há duas semanas e liderou uma intensa campanha em favor de pesquisas sobre a doença.
A celebração ocorre no mesmo dia em que o fundo de doações iniciado por Stephen ainda no hospital chegou aos 4 milhões de libras (R$ 14,8 milhões), segundo o jornal britânico “Daily Mail”.
Stephen iniciou a arrecadação em sua página pessoal, mas as doações continuaram mesmo após sua morte, após quatro anos de luta contra o câncer, no último dia 14. Além do dinheiro a ser doado para instituições de caridade, a campanha chamou a atenção para os jovens que sofrem com a doença e contou com o apoio de famosos como Russell Brand, Simon Cowell, Ricky Gervais e Jason Manford.
Ainda no hospital, Stephen recebeu a visita do primeiro-ministro David Cameron, que declarou após a morte do jovem: “Seu espírito, bravura e arrecadação para a pesquisa sobre o câncer foi uma inspiração para todos nós”.
A página "Stephen’s Story" ("A História de Stephen") no Facebook, onde o jovem postava mensagens sobre suas atividades, tem mais de 1,2 milhão de seguidores. Mais de 40 mil pessoas confirmaram presença na vigília.