A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada. Gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, mulheres no período pós-parto (45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas fazem parte do grupo de risco e devem ser imunizados. Há muitos benefícios em tomar a vacina. As mulheres grávidas, por exemplo, estarão imunizadas durante o período de gestação. Estando vacinadas, elas passam para o bebê os anticorpos que farão parte de sua primeira defesa ao nascer. Por isso, é tão essencial que as mães estejam em dia com a vacina.
Segundo alertam os médicos, as gestantes podem adoecer com a forma mais grave, chegando a desenvolver pneumonia, pois, durante a gestação, o corpo cria um mecanismo que diminui, temporariamente, as defesas imunológicas do organismo para não haver rejeição ao feto. Uma vez imunizada, a mulher estará protegida pelo período de um ano.
É sempre importante lembrar que a gripe, embora não deixe sequelas na maioria das pessoas, pode até matar em casos mais graves, especialmente entre aqueles que fazem parte do grupo de risco.
Os médicos também ressaltam que a vacina leva, pelo menos, 15 dias para produzir os anticorpos necessários para a proteção. Por isso, todos que fazem parte dos grupos prioritários devem procurar um posto de vacinação para se proteger da gripe antes do inverno chegar.