Polly Noble foi uma inspiração para milhares de pessoas que, assim como ela, precisam lidar diariamente com uma doença grave. A inglesa, que ficou conhecida por ser uma das promessas da música, morreu no último domingo (11) após oito anos de batalha contra um câncer. A notícia foi divulgada pela melhor amiga de Polly, a também cantora Katherine Jenkins: "Com o coração partido. Descanse em paz minha amiga querida", escreveu no Twitter.
A dupla ficou próxima assim que se conheceram, num concurso musical em 2001. Em 2005, Polly foi diagnosticada com câncer do colo do útero em 2005 e deu a notícia para sua melhor amiga, por telefone, durante uma turnê: "Ela falava e não parecia nada doente. Era inacreditável", contou Katherine em entrevista ao site do jornal britânico Daily Mail. "A palavra câncer assusta, mesmo porque vi meu pai morrer da doença. Mas ele tinha quase 70 anos e Polly, apenas 24. Ela tinha ainda muito para viver", disse.
Em 2010, Polly descobriu mais um nódulo no pescoço e, após passar por várias sessões de radioterapia, foram descobertas células cancerosas também nos pulmões. A mãe de Polly, Georgie Noble, contou que "chegou um estágio, há mais ou menos duas semanas, em que a quimioterapia não funcionava mais. Um exame mostrou que ela tinha seis tumores no fígado, um deles com 7 centímetros de largura e ela não o tinha em dezembro. Foi um choque muito grande. Ela morreu rodeada por sua família e disse que estava feliz por estar ao lado de Freddie, seu sobrinho de apenas nove semanas, antes de ir embora", disse. "Ela era uma pessoa vivaz, bonita, que trabalhou duro para passar sua mensagem. Acho que ela não tinha ideia de quantas vidas tocou", disse Georgie.
Quando recebeu o novo diagnóstico, em 2010, Polly teve sua vida virada de cabeça para baixo e depois de sobreviver a várias estadias longas no hospital, passou a escrever em um blog: "Ao longo de tudo isso, tenho sido capaz de manter uma perspectiva positiva, crença e fé que vou superar o câncer, de uma vez por todas. Na verdade, faço isso todos os dias como um participante ativo na minha jornada de cura. Isso significa que vou viver conscientemente em todas as áreas da minha vida, com uma existência equilibrada e saudável", escreveu ela na época.
Polly chegou a lançar um livro, "The Cancer Journey", lançado em 2011, com conselhos para quem também precisa conviver com o câncer. Em 2012 ela também postou no Youtube um vídeo emocionante em que resumia um pouco de sua jornada, incluindo uma viagem ao Brasil e sua alegria por ter sido uma das escolhidas para carregar a tocha olímpica, em Bexley, sudeste de Londres.
Polly Noble foi diagnosticada pela primeira vez com câncer aos 24 anos e tinha como mantra "inspirar os outros a ter uma vida mais feliz e saudável". Uma de suas mensagens finais no Twitter é uma citação de Winston Churchill : "O sucesso não é final, o fracasso não é fatal : é a coragem para continuar que conta".