Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

Boa forma: exercícios feitos ao ar livre ganham versão indoor nas academias

$
0
0
O REMOINDOOR SIMULA OS MOVIMENTOS DO CAIAQUE DENTRO DA ACADEMIA (Foto: Glow Images)

Dias ensolarados são um presente para quem tem aversão à academia. Mas o que fazer quando a chuva ou o frio dão as caras e aquele exercício que você adora praticar ao ar livre precisar ser adiado? O jeito é apelar para as versões indoor, realizadas dentro das salas de aula. Conheça as principais novidades e divirta-se.

DEEP RUNNING
Os corredores de plantão agora têm uma alternativa à esteira (por vezes entediante) quando vão à academia se exercitar. A modalidade conhecida como Deep Running surgiu nos Estados Unidos e é a variação aquática da corrida, feita na piscina e utilizando coletes de suspensão. Muito comum entre atletas de diversas áreas, a atividade tem uma grande vantagem em relação à versão em terra firme: o baixo impacto. “É praticamente impossível se machucar. Por isso, é indicada tanto para atletas que não queiram sobrecarregar as articulações quanto para grávidas na fase final da gestação”, explica Rogério Franze, coordenador das modalidades aquáticas da academia Ecofit, em São Paulo. Os movimentos trabalham pernas, tronco e braços, e a resistência da água—muito maior que a do ar — exige que a musculatura acelere ainda mais seu ritmo de trabalho. É possível queimar até 400 calorias em 45 minutos de aula.

SLACKLINE
Se você passou o verão se divertindo sobre uma fita amarrada em dois coqueiros pode matar a saudade nas aulas dessa modalidade dentro da academia. O princípio é o mesmo, com a faixa de nylon presa pelas extremidades a uma altura de 30 cm a 1,5 metro do chão. Como bônus para quem não está à beira-mar, há exercícios de aquecimento, condicionamento e movimentos preparatórios, ideais para iniciantes. As aulas com duração de 45 minutos trabalham concentração, flexibildade e a consciência corporal, além de exigirem força da estrutura de sustentação da coluna, abdome e pernas. “Em níveis mais avançados, o aluno não só caminha sobre a fita, mas também realiza manobras, como saltos e danças, e consegue até sentar, fazendo a posição de Buda”, diz o professor Gabriel Conca, da Reebok Sports Club, de São Paulo. Segundo ele, as aulas com duração de 60 minutos devem ser praticadas duas ou três vezes por semana e a perda calórica pode chegar até 600 calorias.

REMOINDOOR
Quem adora andar de caiaque ou costuma praticar remo não precisa deixar o hábito de lado quando o clima lá fora está desanimador. O remo usado para as aulas específicas na academia—diferente daquele aparelho conhecido no circuito da musculação, onde é possível trabalhar só os braços—simula os movimentos do esporte como se estivesse na água. Assim, mexe também com a musculatura dos glúteos, coxas, panturrilhas e abdome. As aulas duram 30 minutos e podem, inclusive, substituir a esteira, a bike e o transport no aquecimento pré-musculação ou pilates. “O gasto calórico por aula varia de 250 a 450 calorias e os primeiros resultados começam a ser vistos após um mês, praticando de duas a três vezes por semana”, diz o instrutor Rodrigo Weber, da unidade Iguatemi da academia Bodytech, de São Paulo.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965