Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

Primeira transex da história do futebol ganha documentário e deve vir para a Copa no Brasil

$
0
0
JHONNY/JAIYAH SAELUA COM O UNIFORME DA SELEÇÃO DE SAMOA AMERICANA (Foto: Reprodução)

A fama da seleção de Samoa Americana sempre foi péssima. Considerada pior do mundo, perdeu todos os jogos nos primeiros dezassete anos de existência . Em 2011, fez parte de um recorde histórico: sofreu 31 gols em uma partida contra a Austrália. Dez anos depois, a chegada de um novo jogador mudou completamente a história do time. Johnny Saelua foi quem deu os passes para os dois gols de Samoa Americana em sua primeira vitória oficial, contra a seleção de Tonga, em 23 de novembro de 2011. Além do talento, algo chamava atenção em Johnny: ele era uma mulher.

"A Samoa Americana aceita os Fa'afafine, terceiro gênero específico da cultura de Samoa. São pessoas que nascem homens mas que se sentem mulheres desde muito cedo. Somos aceitos em quase todos os aspectos da sociedade, embora no esporte seja um pouco mais difícil", contou Jhonny ao site português esportivo "Mais Futebol". O nome masculino só consta na identidade. Jhonny é Jaiyah Saelua, o primeiro transgênero do futebol mundial e o primeiro a participar das eliminatórias de uma Copa do Mundo.  

JAIYAH E O TIME DE SAMOA AMERICANA (Foto: Reprodução)

Ela sempre quis jogar com mulheres, mas o gênero de nascimento a levou para a seleção principal masculina com apenas 14 anos. A situação não lhe incomoda mais: "É a nossa história que faz aquilo que somos. Sinto-me orgulhosa por representar meu país. Espero servir de exemplo parea que outras pessoas sigam seus sonhos", disse.

A história de Jaiyah e da seleção de Samoa Americana estão diretamente ligadas e, podem ser conhecidas mais de perto no "Next Goal Wins" (ainda sem título em português), documentário que será lançado no próximo fim de semana, nos Estados Unidos. "Este é um dos momentos mais felizes da minha vida", disse a jogadora para o site da revista norte-americana VICE, durante a apresentação do filme no Festival de Tribeca, realizado entre 18 e 27 de abril. 

Perguntada sobre sua possível vinda para a Copa do Mundo no Brasil, que começa em junho, Jaiyah revelou que as chances são grandes: "Só estou esperando uma confirmação da FIFA. Eles sempre levam uma equipe de jogadores de diferentes países para lutar contra a discriminação no esporte".

VEJA O TRAILER OFICIAL DE "NEXT GOAL WINS" ABAIXO:


Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965