Você prepara o cenário, faz pose e clica quantas vezes forem preciso até que a foto fique perfeita. Aí você posta no Instagram com a expectativa, é claro, de ganhar muitos likes. Mas nem sempre uma foto incrível é tão apreciada pelos seguidores quanto poderia. Um estudo liderado por Aditya Khosla, doutorando no laboratório de ciência da computação e de inteligência artificial do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, apontou quais tipos de fotos agradam e se tornam mais populares na web.
De acordo com o site especializado em tecnologia, The Verge, Khosla criou um algoritmo e com ele analisou 2,3 milhões de imagens postadas no Flickr. A partir delas isolou alguns fatores como quantidade de seguidores, número de hashtags marcadas e comprimento do título dos posts.O algortimo também mediu fatores como texturas, cores predominantes e objetos clicados.
O estudioso detectou que fotos de minissaias, maiôs, biquínis, xícaras, sutiãs e revólveres são os "queridinhos" dos usuários. Carrinhos de golfe, computadores e aquecedores integram a lista dos menos populares.
Apesar de ainda estar em fase inicial, o algoritmo pode ser acessado gratuitamente. Lá é possível testar quão popular será a foto na web, antes mesmo de publicá-la. É só fazer o upload da imagem e clicar em “Run”. O resultado será mostrado logo abaixo. Para descobrir o número de pessoas que irão vê-la, é só multiplicar esse resultado a “potência de 2”. Por exemplo: se o resultado foi 5, você deve elevar 2 à quinta potência. Ou seja, 32 pessoas deverão ver a sua foto.