Ir à academia ou praticar alguma atividade física todos os dias pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas - ainda mais quando o tempo é curto. Com isso, os exercícios se transformam em obrigação ou até ficam em segundo plano. Porém, eles devem ser habituais na rotina de uma pessoa. Marie Claire listou sete dicas que vão ajudar a encaixá-los no dia a dia e entrar em forma.
MESCLE OS EXERCÍCIOS
Você não precisa fazer sempre o mesmo treino de musculação ou correr todos os dias na esteira. Alterne as atividade físicas para não cair na monotonia. Faça yoga em um dia e no outro um exercício aeróbico, por exemplo. Se você não ficar entediada, terá mais vontade de continuar frequentando a academia.
OCASIÃO PERFEITA NÃO EXISTE
Não comece a fazer exercícios uma semana antes de uma festa só para usar "aquele" vestido. Você irá se exercitar mais do que deveria para perder peso rápido e ficará exausta. Além disso, há grandes chances de parar com as atividades depois que o evento passar. Os exercícios precisam fazer parte do seu lifestyle e não serem exclusivos da vaidade.
EXERCITE-SE NO SEU TEMPO LIVRE
Não importa se você só tem 15 minutos para se dedicar a isso. Use esse pequeno tempo. É melhor fazer pouco exercício do que não fazer nenhum. Se você praticamente não tem horários livres para ir à academia, faça polichinelos em casa, por exemplo, com uma música alta que dê ânimo.
BEBA MENOS
Durante a semana, tente ao máximo evitar o consumo de álcool. Os dias já são exaustivos sem você beber. Mas se tomar um drink em uma segunda-feira, você não conseguirá acordar cedo para malhar no dia seguinte. Estudos indicam que uma noite de bebedeira para a mulher faz com que ela durma mais nos outros dias, pois o álcool dimunui os níveis de energia no corpo. Então, deixe para beber nos finais de semana.
MEXA-SE MESMO COM OS MÚSCULOS DOLORIDOS
Não faça exercícios intensos, como levantar peso, quando estiver com dores musculares. Mas uma corrida leve ou caminhada podem ajudar a aliviar esse incômodo mais rapidamente do que quando você corta os exercícios e espera a dor passar.
DURMA BEM
Quanto mais você se exercitar, mais desejará por uma boa noite de sono. É como um ciclo vicioso. Se você dorme à meia noite e precisa acordar bem cedo para uma aula de pilates, por exemplo, isso pode não funcionar direito.
FOQUE EM COMO IRÁ SE SENTIR
A maioria das pessoas tendem a fazer academia apenas para ficarem com o corpo bonito, mas antes disso é mais importante se sentir bem. Os exercícios físicos precisam ajudar a ter mais energia e disposição durante o dia. Se você conseguir isso, ficará estimulada para continuar com as atividades. Como consequência, conseguirá também manter a forma.