Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

Paulo Paixão, preparador físico da seleção brasileira, dá dicas para você otimizar o treino físico

$
0
0
GURU DA SELEÇÃO BRASILEIRA DÁ DICAS PARA TURBINAR O TREINO  (Foto: Folio-id.com)

Você consegue se comprometer a fazer atividades físicas três vezes por semana, durante um mês? Pois é apenas isso que é necessário para começar a colher bons resultados, segundo o preparador físico da Seleção Brasileira de Futebol, Paulo César Paixão. E olhe que ele já treinou Romário, Bebeto, Ronaldo e, agora, prepara novos craques, como Neymar e Daniel Alves.

Formado em educação física há 43 anos, Paixão já passou por todos os times cariocas e por outros tantos pelo Brasil, mas ganhou destaque mesmo por seu trabalho em seis Copas do Mundo. Com todo seu knowhow, ele garante que existem muitos pontos em comum entre as atividades de um atleta e a rotina de malhação de quem trabalha o dia todo em um escritório. A seguir, o expert dá dicas essenciais para otimizar seu treino.

COMECE DEVAGAR
Para fazer uma boa preparação, são necessárias de quatro a cinco semanas de trabalho, incluindo uma bateria de exames. “Não dá para começar a treinar sem antes realizar testes de resistência aeróbica e força, e um específico para descobrir se existe algum desequilíbrio muscular”, ressalta Paixão.Omesmo vale para você. “É preciso conhecer sua condição física para que um treino de musculação, por exemplo, seja eficaz”, diz.

ANTES DE COMEÇAR A TREINAR, É PRECISO SABER COMO ESTÁ SUA CAPACIDADE FÍSICA, INDICA PAIXÃO (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

PERSONALIZE O TREINAMENTO
Não adianta querer acompanhar o ritmo daquela sua amiga que corre 10 km se você só caminha 5 km. “Todos evoluem, mas dentro da capacidade aeróbica de cada um. ”A ficha de musculação, então, é a mais individual de todas, o.k.? “O bom trabalho é heterogêneo, mesmo em um grupo de atletas.”

TRABALHE O CORPO TODO
O treino de um jogador de futebol de alto nível inclui saltos com obstáculos, borracha de tração, musculação e corrida (que pode ser na areia, onde há menos agressão às articulações e maior dificuldade de deslocamento). Também são feitos exercícios para fortalecer o abdome e a região lombar, responsáveis pela sustentação do corpo. Dicas para você fazer na academia, como aquecimento: deite de bruços, tire o corpo do chão e sustente-se nos cotovelos, com os punhos cerrados, por 20 a 30 segundos.

FINALMENTE, DESCANSE!
O intervalo entre os treinos é tão importante para o jogador quanto para você não faltar à academia. Boa notícia: Paixão garante que alternar a malhação com um ou dois dias de descanso é suficiente para ter bons resultados.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965