As notícias sobre a direção política do governo do Irã e os conflitos com países vizinhos e ocidentais são tão constantes que a impressão que se tem é que esses são os únicos assuntos possíveis vindos da segunda maior nação do Oriente Médio. Essa impressão desaparece imediatamente assim que se aperta a tecla enter logo depois de colocar no navegador o endereço do The Tehran Times. Criado pelo designer Araz Fazaeli, o tumblr é a primeira página iraniana sobre moda e lifestyle exclusivos do país.
"Percebi que as pessoas têm um entendimento errado de nós. Eles acreditam no que vêem nas notícias, e apesar de muita coisa ser verdade, há ainda muito mais para ver. Os iranianos são muito interessados em moda e a fazem bem. Conseguimos usar hijab e manteaux o tempo todo e ainda ficarmos sofisticados", disse Fazaeli em entrevista a revista norte-americana The Atlantic.
A página foi ao ar há quase um ano, mas só agora começa a chamar atenção da imprensa internacional. "Hoje posso mostrar ao mundo que o Irã é diferente, que Teerã tem seu próprio estilo", disse o estilista ao site da revista britânica Stylight. Além dos posts de street style, que incluem looks de homens e mulheres, o tumblr também oferece notícias sobre restaurantes, artistas locais e lugares pouco conhecido dos turistas.
Araz Fazaeli mora hoje em Paris, mas viaja sempre aos seu país natal e possui uma equipe que o ajuda a alimentar a página na internet. É ele quem administra também a página do Facebook e o Instagram do The Tehran Times, ambientes onde a interação com os seguidores é ainda maior. Os próximos passos de Fazaeli incluem criar um grande movimento cultural de moda no Irã e lançar uma loja conceito.