Uma adolescente que raspou a cabeça para ajudar a uma instituição de caridade que luta contra o câncer na Inglaterra está sofrendo punições na escola Ryde Academy por conta de sua atitude. Jess Vine, de 15 anos, que vive em Isle of Wigh, deverá usar uma peruca para ir ao colégio ou corre o risco de ser barrada.
O cabelo de Jess ia até à cintura. Ela decidiu cortar como forma de ajudar o Instituto de Pesquisa contra o Câncer da Inglaterra a levantar fundos para os estudos contra a doença. A ideia surgiu depois de perder sua avó no ano passado. Ao todo, a instituição arrecadou cerca de 400 libras (mais de R$ 1200) com os cabelos de Jess.
A mãe de Wendy disse ao site "Metro" que a menina foi proibida de entrar em sala de aula sem a peruca. "Depois do que ela fez por caridade, é ridículo", afirmou. Wendy disse ainda ao site britânico Yoppul que tinha medo que a filha se arrependesse. "Ela é tão jovem e tinha um cabelo tão longo. Ela queria fazer isso há muito tempo, mas eu não tinha deixado. Tive que deixar ela fazer agora porque seria nas minhas costas", disse.
Ao site "Just Giving", Jess escreveu: "desde que eu era mais nova, eu queria raspar minha cabeça para ajudar às vítimas de câncer. Qualquer centavo sempre ajuda". Um porta-voz da Ryde Academy confirmou que Jess tem que usar a peruca como parte da política de uniforme da escola. Em entrevista ao jornal britânico "HuffPost UK", a escola alega que, "há alguns meses, a Ryde Academy está trabalhando para melhorar o comportamento, a conduta e o desempenho dos estudantes. Isso envolve lidar com um número de questões que envolvem a aparência e o corte de cabelo dos alunos".