Alguns casais escolhem curtir a lua de mel na praia, outros preferem um hotel luxuoso, em capitais badaladas. Nada disso fazia a cabeça dos ingleses Kat e Steve Turner. Eles se casaram em abril de 2012 e, logo após a cerimônia, arrumaram as malas e subiram em uma bicicleta rumo a uma viagem de 674 dias ao redor do mundo.
De acordo com o site do jornal britânico Daily Mail, o casal deixou para trás empregos bem remunerados (ele como professor, ela como assistente social parlamentar) para pedalar por países como Nova Zelândia, Austrália, Malásia, Indonésia, Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã, China, Turquia, Grécia, Itália, França e outros. O objetivo desfrutar de uma grande aventura e angariar fundos para o desenvolvimento de um projeto de caridado chamado Practical Action.
É claro que durante a viagem, Kat e Steve passaram por situações inesperadas. Steve teve um ataque de exaustão por causa do calor do Camboja e Kat fraturou o joelho ao batê-lo em uma linha férrea da Austrália. Na China, o casal teve de enfrentar autoridades desconfiadas e controladoras e um terremoto, que matou 95 pessoas.
Em entrevista, Steve afirmou que o Quirguistão foi o destaque da viagem: "Foi uma grande experiência porque não sabia o que esperar. As montanhas eram deslumbrantes e o povo muito simpático. Passamos noites tranquilas sob as estrelas", contou. "Fomos completamente surpreendidos por muitos atos de bondade, desde ganhar uma barra de chocolates até sermos acolhidos nas casas de estranhos, que nos serviram refeições maravilhosas".
Steve e Kat chegaram em casa no último domingo (16). Foram recebidos pela família e amigos, que aplaudiram a corajosa aventura.