Tudo começou com um bate papo entre amigos gringos, todos apaixonados por Trancoso. Entre eles, o empresário Reinold Geiger, dono da marca de cosméticos L’Occitane, e a condessa italiana radicada no Brasil, Sabine Lovatelli, fundadora do MozarteumBrasileiro. A ideia era dar um up no movimento da região fora do alto verão. Assim surgiu o festival Música em Trancoso (MeT), em 2012, um evento que reúne músicos daqui e de fora, e promove um encontro entre a MPB, o jazz e a música erudita.
A época é estratégica: sempre entre o Carnaval e a Páscoa. Em 2014, o MeT acontece entre os dias 15 e 22 de março. “Da primeira vez, fizemos um palco provisório e o sucesso foi tão extraordinário que decidimos tornar o evento anual”, diz Sabine. Agora, o projeto inaugura o que deve ficar como seu legado: um anfiteatro com duas plateias (uma coberta e outra ao ar livre) de 1,1 mil lugares cada. Segundo a organização, em oito dias de encontros e apresentações, ele irá receber 10 mil espectadores.Um contingente que, somado aos mais de 200 profissionais de diversos segmentos envolvidos diretamente no projeto, cria uma espécie de nova “alta temporada” em Trancoso.
PLAYLIST
Josy Santos: descoberta entre os jovens músicos da edição de 2012, a jovem mezzo-soprano ganhou uma bolsa de estudos do MozarteumBrasileiro e hoje mora em Frankfurt, na Alemanha.
Cesar Camargo Mariano: o músico se apresenta desde a primeira edição e, na deste ano, fará uma noite de jazz e bossa nova (dia 18). a seu lado no palco, o cantor Ivan Lins.
Maciej Pikulski: nascido na Polônia, o pianista interpretará “Totentaz”, composição do húngaro Franz Liszt, na primeira noite do evento.
Lucia Aliberti: a soprano italiana apresentará árias famosas, como “Dove Sono”, da ópera Norma, de Vincenzo Bellini (transformada em “hit” pela diva Maria Callas).