As fãs de fast fashion podem comemorar. Nesta sábado (15), a Forever 21 abre a sua primeira (de sete!) lojas no Brasil. O local escolhido para o début é o Shopping Morumbi, em São Paulo.
No dia 22 é a vez do carioca Village Mall inaugurar seu ponto e, em seguida, vem Ribeirão Preto, Porto Alegre e Brasília, além de mais um endereço nas capitais paulista e fluminense. A jovem (ela tem apenas 27 anos) RP global e manager de mídias sociais da marca, Kristen Strickler, recebeu Marie Claire em meio a roupas e acessórios pendurados e muitas caixas, para um papo sobre a, finalmente, aterrissagem da Forever 21 por aqui.
Marie Claire - É a sua primeira vez no Brasil? Vai acompanhar também a abertura do Village Mall?
Kristen Strickler - Sim, é minha primeira vez e estou adorando. Uma pena não conseguir acompanhar também a abertura do Rio. Infelizmente não posso ficar tanto tempo longe de Los Angeles (onde fica o escritório principal da Forever 21).
MC - Falando sobre Brasil, por que apenas agora vocês resolveram abrir as portas no país?
KS- Nós já estávamos de olho no Brasil há alguns anos e passamos um tempo nos organizando para chegar ao país. Os pedidos de ter a marca aqui eram enormes. A quantidade de clientes brasileiras que vão a Miami e a Nova York em busca (também) de nossas peças é altísssima. O que "atrasou" o processo foi procurar e achar parceiros e pontos de vendas ideais.
MC - Em quantos países a Forever 21 está presente?
KS- Neste momento temos lojas em mais de 30 países.
MC - E são quantas lojas no total?
KS- Estamos chegando a 600.
MC - Me conte os planos de expansão da marca no Brasil.
KS- Estamos planejando abrir, até no máximo o meio do ano vem, sete pontos. Este é um plano realmente muito grande de expansão. Só para você ter ideia, nós chegamos na China há mais de dois anos e lá temos três lojas "apenas".
MC - Você conhece as marcas de fast fashion brasileiras? Qual é o plano para se destacar na concorrência por aqui?
KS- Sim, conheço as nacionais e sei da possível chegada da H&M ano que vem. Mas olha, isso não nos preocupa porque, na realidade, as marcas de fast fashion estão em todos os mercados que a gente entra. Estamos acostumados com isso e acreditamos que oferecemos um preço incrível e um mix ótimo de produtos.
MC - Quais outros diferenciais vocês oferecem?
KS - Todo dia ao menos um novo produto chega às lojas e não temos tantos itens iguais. O que sempre digo, inclusive, é: gostou? Então compre porque vai acabar. Para nós, moda significa se expressar. E se uma loja não se renova, como você vai se expressar usando a mesma roupa que as suas amigas?
MC - Existe alguma linha especialmente para o Brasil?
KS- Ainda não. Acreditamos que a moda seja global, mas estamos pensando em mudanças de acordo com a opinião dos nossas clientes. Se não temos algo que elas querem, vamos atrás disso. Colaborações com designers não estão fora da nossa lista.
MC - Vão abrir um escritório aqui?
KS- Na verdade temos um parceiro aqui que cuida de toda a parte organizativa e legislativa da empresa, mas ainda coordenamos o mix de produtos de cada loja.
MC - Você é a manager de mídias sociais da marca. Só no Instagram são quase 3 milhões de seguidores. Qual é o segredo para este sucesso?
KS- O Instagram é o meu bebê e tenho muito orgulho dele. O segredo é o mesmo de todo business: ouvir a consumidora. Conversamos com elas, damos o que elas querem.
MC - Existe um plano de criar um perfil exclusivamente brasileiro nas redes sociais?
KS- Estamos pensando nisso ainda. Criamos um perfil brasileiro no Facebook, como uma aba espercial do no nosso global. Mas não decidimos ainda quanto ao Instagram e as outras redes.