Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

É tempo de Oscar 2014: os filmes que são destaque na cerimônia deste ano

$
0
0
CENA DO FILME "GRAVIDADE" (Foto: Divulgação)

A BATALHA
"12 anos de escravidão", do inglês Steve McQueen, e "Gravidade", do mexicano Alfonso Cuarón, não poderiam ser mais diferentes. O primeiro, baseado em fatos reais e com estreia prevista para dia 28, vai fundo ao mostrar o sofrimento do músico negro livre Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), raptado e vendido a fazendeiros, para desenhar um panorama completo da escravidão. O segundo narra a jornada de uma mulher traumatizada (Sandra Bullock), à deriva no espaço após a destruição de sua nave, expondo a busca de um sentido para continuar vivendo depois de uma tragédia. Ambos têm encabeçado as listas de favoritos para melhor longa e direção desde que estrearam em festivais, em 2013.

CATE BLANCHETT EM "BLUE JASMINE" (Foto: Divulgação)

NINGUÉM ME TIRA ESSA ESTATUETA
Este é o ano de Cate Blanchett, por seu retrato da socialite que cai na pobreza e numa espiral de neurose em "Blue Jasmine", de Woody Allen. Uma das maiores atrizes de sua geração, a australiana finalmente deve ganhar seu prêmio na categoria principal (ela venceu como coadjuvante por "O aviador", em 2005).

STEVE MCQUEEN EM "12 ANOS DE ESCRAVIDÃO" (Foto: Divulgação)

NEGRO É LINDO
Raras vezes a cerimônia do Oscar contou com tantos concorrentes negros. Steve McQueen, de "12 anos de escravidão", pode ser o primeiro a ganhar o prêmio de direção. Seu longa temo inglês de ascendência nigeriana Chiwetel Ejiofor e a mexicana criada no Quênia Lupita Nyong’o, no papel de uma escrava cobiçada por seu patrão (interpretado por Michael Fassbender), entre os favoritos nas categorias ator e atriz coadjuvante. O estreante Barkhad Abdi é outro que impressiona como um dos piratas somalis de Capitão Phillips.

MERYL STREEP EM "ÁLBUM DE FAMÍLIA" (Foto: Divulgação)

AS VETERANAS
Muita atriz deve torcer por um ano sem filme com Meryl Streep. Porque, se ela
está na parada, sobram apenas mais quatro indicações na categoria. Tendo concorrido 18 vezes e vencido três, ela volta este ano com "Álbum de família". Outra adorada pela Academia é Judi Dench (sete indicações e uma vitória), que disputa por "Philomena".

O DIRETOR MARTIN SCORSESE (Foto: Divulgação)

O SEMPRE INJUSTIÇADO
Essa é uma das coisas que nem Freud explica: Martin Scorsese é um dos maiores diretores da história, responsável por clássicos absolutos, como "Touro indomável", "Taxi driver" e "Os Bons Companheiros". Concorreu 10 vezes mas ganhou apenas uma. Ele volta este ano com "O lobo de Wall Street".

MATTHEW MCCONAUGHEY E BRADLEY COOPER (Foto: Divulgação)

OS BONITÕES
Matthew McConaughey e o roqueiro Jared Leto ficaram irreconhecíveis em "Clube de Compras Dallas", sobre pacientes de Aids que lutam por seus direitos. Mas os dois, de volta ao habitual, devem embelezar a cerimônia ao lado de outro bonitão: Bradley Cooper, que escureceu e enrolou os cabelos em "Trapaça", mas deve aparecer com as madeixas louras na festa.

JENNIFER LAWRENCE E AMY ADAMS EM CENA DE "TRAPAÇA" (Foto: Divulgação)

DOBRADINHA
Ponha a culpa em David O. Russell, que, de repente, foi alçado à categoria de cineasta de elite – e tem um bom faro para escolher seus atores. Tanto o diretor de "Trapaça" quanto três membros do seu elenco (Jennifer Lawrence, Bradley Cooper e Amy Adams) concorreram em 2013 e repetem a dose em 2014. Vale lembrar que Jennifer ganhou no ano passado por "O lado bom da vida".

CENA DO FILME "CAPITÃO PHILLIPS" (Foto: Divulgação)

BASEADOS EM FATOS REAIS
Além de "12 anos de escravidão", a maioria dos filmes indicados ao Oscar veio da vida real. "Trapaça" é levemente baseado na colaboração deum vigarista com a polícia. "Capitão Phillips" reconta o sequestro de um navio americano por piratas somalis, enquanto "Clube de Compras Dallas" mostra a burocracia do governo americano no início da epidemia de Aids. "O lobo de Wall Street" narra as desventuras do milionário Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) e "Philomena", a busca de uma mãe (Judi Dench) por seu filho.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965