Cansadas de lidar com o preconceito, as norte-americanas Amanda Scriver e Yuli Scheidt decidiram, em maio de 2013, se unirem ao movimento criado na internet conhecido como ‘body-positive’ ou ‘aceitação de peso’. Com o blog Fat Girl Food Squad, espaço que agrega críticas a restaurantes, receitas e dicas de culinária, elas conseguiram o que poucos outros blogueiros conquistaram. Em menos de um ano, ganharam um concurso no famoso canal especializado em culinária Food Network Canada e hoje são destaque em blogs de estilo e revistas em Toronto, no Canadá.
Após viver em dietas e constantes sessões de exercícios e escutar diversas vezes que não estava emagrecendo porque havia feito algo errado, Amanda Scriver decidiu mudar sua vida. “Depois de tudo isso, decidi que aquele não era o plano para mim. As pessoas teriam que aceitar que eu me amo, independente do meu peso” disse, em entrevista ao site Mashable. Foi quando ela começou a compartilhar fotos de comida no Instagram usando a hashtag #FatGirlFoodSquad. Mais tarde no mesmo ano, Amanda e a amiga Yuli deram início ao site.
EXPANSÃO MUNDIAL
Apesar de ter surgido de uma brincadeira, o blog começou a chamar muita atenção em pouco tempo e as duas entenderam que era a hora de buscar uma profissionalização. Pensando nisso, as norte-americanas expandiram a ideia para outros países. Atualmente, contam com correspondentes na Austrália, em cinco cidades dos Estados Unidos, e em Ottawa, Winnipeg e Toronto, no Canadá. Em todos os lugares do mundo onde está presente, o blog promete informações de qualidade sobre restaurantes, comidas e receitas. No canal do YouTube, Amanda e Yuli fazem vídeos respondendo às curiosidades e tirando dúvidas dos fãs.
Além de ajudarem mulheres e homens que se identificam com a causa e incentivarem a aceitação de qualquer corpo e peso, como as fundadoras defendem, a atitude ajudou também na própria autoaceitação. Yuli Scheidt, que desde o lançamento do blog já posou duas vezes de lingerie para fotógrafos, diz que costumava pensar muito sobre o corpo. “Você pensa constantemente sobre como as outras pessoas te veem. Agora, eu nem penso mais nisso”, revela.
EXPOSIÇÃO
Em dezembro, elas montaram a exibição ‘Gorda em Público’ com o trabalho de diversos artistas, fotógrafos e estilistas. O objetivo era normalizar a maneira como pessoas acima do peso são vistas. O evento, que foi muito bem aceito pelo público, ocorreu em Toronto e abrigou obras de 12 canadenses. Diversas peças polêmicas fizeram parte da exposição, como fotos de casais plus size fazendo sexo e frases fortes de ódio.