Quem é assíduo das redes sociais já se deparou com fotos de pessoas que emagreceram e definiram o corpo após mudanças radicais na rotina de alimentação e no estilo de vida. Essas imagens, chamadas de "antes e depois", servem de estímulo para a adoção de hábitos mais saudáveis, mas também podem perpetuar a imposição de um padrão de beleza que provoca muito sofrimento quando o objetivo é unicamente estético.
A americana Jolene Jones estava do outro lado da imagem. Tinha o corpo esculpido em músculos, mas se sacrificava para manter-se com baixíssimas quantidades de gordura corporal. Até que decidiu ser feliz e fazer um "antes e depois" ao contrário.
"Deixei de ser controlada por minha esgotante rotina de academia", disse em uma publicação em seu perfil no Facebook. "Parei comer frango para ganhar músculos e tomar shakes de proteína para aproveitar minha vida social", explicou.
A jovem de 26 anos de Montana, nos Estados Unidos, abandonou a regrada vida como fisiculturista. A mudança aconteceu depois que seu treinador pediu que emagrecesse 13 Kg. Agora é uma "bodylover" (amante do corpo, em português), como ela se descreve atualmente.
Abandonar a prática de bodybuilding fez Jones perceber que agora tem mais tempo em sua vida para outras atividades que lhe dão prazer, como escalar ou sair para beber com amigos. Antes, passava duas horas na academia todos os dias e se privava de muitas coisas. "Não podia beber, comer carne vermelha, açúcar ou laticínios", contou à "Us Weekly". "Cheguei ao ponto de ter vontade de vomitar por ter que comer apenas frango com brócolis todos os dias".
Sua publicação fez sucesso nas redes sociais, houve mais de 50 mil compartilhamentos no Facebook.
"Seu valor e alegria não são medido pelo quanto de peso você consegue levantar", escreveu Jones. "Meu valor é medido por aqueles que me cercam e pelo sorriso no meu rosto".