"Na minha família, o jiu-jitsu é ensinado desde os primeiros anos de vida", fala a pentacampeã mundial no esporte, Kyra Gracie, que mostrou que já coloca a regra em prática no tatame com sua filha mais velha, Ayra, fruto do casamento com o ator Malvino Salvador. "Através do jiu-jitsu, as crianças aprendem a importância da disciplina e respeito às regras. Elas também adquirem confiança, desenvolvem o raciocínio e o equilíbrio das emoções", acredita a atleta.
Mãe de outra menina, a pequena Kyara, de 9 meses, Kyra levou a primogênita, de 2 anos, para se divertir no tatame do Gracie Pro, evento que ocupa a Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, neste fim de semana (dias 22 e 23), e receberá desde atletas faixas brancas até os decacampeões mundiais Roger Gracie e Marcus Almeida Buchecha - que se enfrentam na aguardada superluta.
Além do reencontro entre Roger e Buchecha, o evento conta com outras diversas disputas, em todas as faixas no masculino e feminino, divididas nas categorias pré-mirim, mirim, infantil A, infantil B, infanto juvenil A, infanto juvenil B, juvenil, adulto e máster, além do duelos absolutos.
“Quando pensei em criar um evento de jiu-jitsu, sempre quis organizar um evento em que eu, como competidora, gostaria de lutar. E o Gracie Pro nasceu com essa missão: ser uma competição criada por atleta, para atleta", descreveu Kyra no material de divulgação do torneio. "O evento é aberto para qualquer praticante de jiu-jitsu.”