Gretchen entregou detalhes sobre seu mais novo relacionamento em uma live no Instagram de Marie Claire nesta terça-feira (30). A cantora, de 61 anos, começou a namorar o saxofonista Esdras de Souza, 47, pouco tempo depois de anunciar o fim do casamento com Carlos Marques, em janeiro deste ano, e falou sobre a redescoberta do amor.
"Muitas mulheres me mandaram mensagem sobre ter um amor após os 50, 60 anos. Não existe idade para ter um relacionamento, quanto mais madura você é, melhor. É o momento em que a mulher está segura e ela sabe dizer o que quer e o que não quer. Pra mim esta é a melhor a fase", revelou a cantora em entrevista ao repórter Felipe Carvalho.
Sobre a diferença de idade, a cantora diz que isso nunca foi empecilho. "Não sei porque as pessoas acham que seria. Ele não é um garotinho, tem 47 anos, são poucos anos de diferença e ele é maduro", disse.
A artista contou que foi a música que a aproximou do seu noivo, "Tudo foi acontecendo naturalmente", disse. Ela ainda revelou que Esdras é muito romântico: "No Dia dos Namorados ele me mandou um vídeo por meio da Márcia Goldschmidt cantando uma declaração de amor. Com ele, me sinto valorizada como mulher, amada, protegida e ainda por cima por um homem que entende meu trabalho e a vida artística que eu levo. Uma pessoa 'normal' não tem essa visão da vida. A gente tem uma visão poética, doce e cheia de magia. Nunca tinha encontrado alguém romântico ao meu nível, somos iguais no jeito de se expressar e temos uma sintonia nos palcos e fora dele", revelou.
Gretchen ainda falou sobre este ser seu "18º casamento": "Não é, não tenho condição de ter 60 anos e tanto casamento", disse aos risos. "Mas as pessoas contam namoros e tudo bem, não me atinge esse tipo de comentário".
Outro comentário que não abala a cantora é de que ela emendou um relacionamento no outro. "Já estava separada há um ano, mas não era uma decisão definitiva, foi natural, não emendei nada", disse.
A cantora também contou que o casamento dos dois ainda não tem data. "Estamos esperando estabilizar a pandemia para fazermos a oficialização. Ainda está tudo incerto, o que temos certeza é de que vamos fazer a cerimônia em Belém".
Sexo após a menopausa
Gretchen falou da importância da mulher cuidar ainda mais da saúde após a menopausa para ter uma vida sexual feliz. "Precisa cuidar muito da saúde para ter sexo e prazer após os 50. Tudo vai depender se você estiver se cuidando, senão você perde a vitalidade e a vontade de se amar, também é preciso fazer uma reposição hormonal. As mulheres podem e devem se despertar para o sexo depois dos 50, isso auxilia na na nossa autoestima e amor-próprio".
A cantora disse também que nunca teve receio de falar com os filhos sobre o assunto. "Se aprendem na rua é pior, precisamos conversar dentro de casa. Eu acho incrível a liberdade que eles têm comigo de contar sobre tudo. Temos um lado amigo sem perder o respeito de mãe. Não tenho nem 'tempo de envelhecer', porque me informo sobre os assuntos da filha de 10 anos ao de 30 e poucos", contou.
Trabalhos em meio à pandemia
A artista, que mora na França, está no Brasil para novos trabalhos e mudanças em suas apresentações durante a pandemia. Recentemente, Gretchen realizou uma live-show ao lado do noivo.
"Tenho que estar aqui agora por causa dos meus trabalhos e pela da minha familia. Mas não pretendo voltar a morar no Brasil", disse. "Para as lives, tenho a sorte de ter meu noivo se apresentando comigo, mas imagino o quanto seja difícil para artistas que se apresentam sozinhos".
Em meio a disseminação do novo coronavírus, Gretchen garantiu que não se cobra e nem tem crises para enfrentar o momento e que tem pensando novos projetos com Esdras. "Estamos trabalhando em músicas românticas juntos, com uma pegada bem latina. Ele é formado em música e canta bem, a gente até pensa em fazer um dueto", contou.
Mãe de LGBTQIA+
Gretchen diz que nunca foi difícil para ela "aceitar" Thammy, mesmo sendo cristã. "Essa nunca foi uma questão pra mim, desde que estava gerando sabia que dependeria só de mim fazer tudo pelo meu filho. É um processo demorado, cometi muitos deslizes chamando-o de "a", mas não acontece mais".
A artista disse que muitas mães a procuram para falar os filhos LGBTQIA+. "E eu sempre bato na tecla: se você gerou, você ama e tem que aceitar".
Mais plásticas?
A cantora não esconde ao falar que, caso precise, fará mais cirurgias plásticas. "Eu não vou parar, os profissionais estudam anos para isso, eles têm que trabalhar e eu ficar preciso estar sempre bonita", disse aos risos.
"Thammy sempre me pergunatava como eu seria quando eu tivesse mais 40 anos, 50 anos e eu sempre respondia: 'vou estar melhor', e estou", contou.