A última novidade no universo das dietas é saborosa, perfumada, não tem calorias e ajuda a fortalecer o sistema imunológico. As tisanas nada mais são do que as tradicionais infusões de duas ou mais ervas. A diferença para um chá tradicional está na combinação entre elas. “A bebida mistura uma variedade de plantas com efeitos similares, o que ajuda a potencializar sua ação, de acordo com o objetivo de quem toma”, explica Béatrice Bonin, especialista em aromaterapia e fitoterapia da Pharmacie de l’Époque, em Paris, onde a bebida virou febre. O endereço ganhou fama pela tisana orgânica de primavera, que combina freixo, alecrim, alcaçuz, erva-doce, videira vermelha e amor-perfeito selvagem – o mix de ervas favorito das parisienses para desintoxicar o organismo depois dos excessos de gordura e açúcar típicos do inverno.
Originárias da China, as tisanas são consumidas há quase três milênios, mas, ao contrário dos chás comuns, não têm um pingo de cafeína. “Nas tisanas, não se utilizam as folhas da Camellia sinensis, da qual obtemos os chás verde, branco e preto, que contêm cafeína. No lugar delas, utilizam-se outras plantas, que têm finalidades terapêuticas, como aliviar dores, auxiliar a digestão e a diurese e até emagrecer”, explica a nutricionista Thalita Longo, da Clínica Seven, de São Paulo. Sozinhas não fazem milagres, mas podem ser boas aliadas para diminuir inchaços, reduzir a absorção de gordura e reforçar a saúde. “O ginseng é muito bom como base para as tisanas de emagrecimento, enquanto o rooibos, considerado o novo chá verde, é um ótimo antioxidante”, diz a naturopata francesa Angèle FerreuxMaeght. Pedimos a ela receitas de tisanas para diferentes objetivos. Confira a seguir.
Para perder peso
Misture o ginseng, conhecido diurético, com gengibre, dente-de-leão ou ulmeira, que têm ação detox. Tome de 5 a 6 xícaras ao longo do dia, uma hora antes das refeições. Modo de preparo: Ferva 1 litro de água e adicione 1 colher (sopa) de ginseng, 1 colher (chá) de gengibre ralado e 1/2 limão em rodelas. Abafe por 10 minutos.
Para fortalecer o organismo
Ervas como tomilho e alecrim, misturadas com laranja e cogumelos, têm alto poder antialérgico. Beba 3 xícaras por dia, 20 minutos antes das refeições. Modo de preparo: Junte 1 ramo de alecrim, 1 ramo de tomilho, 2 rodelas de laranja e 1 colher (sopa) de shiitake seco ou em pó na água fervente e abafe por 10 minutos.
Para melhorar a aparência da pele
Combine rooibos, cúrcuma e frutas vermelhas para uma tisana rica em antioxidantes. Beba até 4 xícaras por dia, meia hora antes das refeições. Modo de preparo: Faça um chá com 1 colher (sopa) de rooibos e 1 colher (chá) de cúrcuma. Em seguida, acrescente água fria, 1 punhado de frutas vermelhas e 1 colher (sopa) de chia. Abafe por 2 horas.