Todos os homens devem morrer”, diz Daenerys Targaryen, a khaleesi, à sua braço direito, Missandei, em uma cena antológica de Game of Thrones. “Nós não somos homens”, completa, com um sorriso irônico. É com essa máxima de girl power que a fantástica série chega à sétima temporada (16/07, na HBO). Em 2011, quando estreou, baseada em As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, a história era bem diferente: as personagens femininas eram subjugadas pelos homens, humilhadas, manipuladas. Com exceção de Cersei Lannister, a atual rainha de Westeros, que sempre usou o sexo masculino a seu favor: primeiro o irmão, apaixonado por ela; depois o marido, a quem traiu desde que se casou; e finalmente os dois filhos, que foram reis por pouco tempo e, ao morrer, deixaram de herança a coroa.
Seguindo seu exemplo (ético ou não), e cada uma a seu modo, as outras mulheres de GOT ganharam espaço, aprenderam a lutar e vingaram-se dos algozes. Agora são elas que disputam o poder em um embate que promete ser épico. De um lado, Cersei. Do outro, Daenerys. Ambas se dizem merecedoras do trono. Mas as irmãs Sansa e Arya Stark também prometem brigar pelo espaço, ao lado da guerreira Brienne de Tarth. Os homens? Quase todos mortos ou fragilizados. Jon Snow, o bastardo que ainda sobrevive, que se cuide.
#GIRLPOWER
Saiba quem são as personagens fortes de GOT e como elas se transformaram ao longo das temporadas
Sansa Stark
A adolescente subjugada pelos noivos (Joffrey Baratheon e Ramsay Bolton) é maltratada, manipulada e estuprada. Consegue sua vingança ao matar Bolton e se reunir ao meio-irmão Jon Snow.
Cersei Lannister
Líder nos bastidores desde a primeira temporada, perdeu três filhos (dois assassinados) e foi humilhada, nua, em frente ao povo. Mas dá um golpe de Estado e assume a coroa ao matar a nora.
Daenerys Targaryen
Vendida como esposa ao marido, Khal Drogo, ajuda a dar fim ao próprio irmão como vingança. Assume o posto de khaleesi (rainha) e parte rumo ao trono de Westeros ao lado de três dragões.
Arya Stark
A caçula dos Stark era apenas uma criança quando viu o pai ser decapitado. Passou temporadas fugindo dos Lannister, entrou para uma seita, virou exímia lutadora e matou o algoz do irmão, Robb.
Brienne de Tarth
Única cavaleira da série, precisa lutar contra o machismo de Westeros. Assume o posto de protetora de Sansa Stark, a quem jura fidelidade, e conquista o coração do galã Jaime Lannister.
Fotos: Divulgação