Brigadeiro é aquele doce certeiro, que aplaca qualquer vontade de açúcar. Se você quer variar na receita e trocar o chocolate e o granulado por amendoim – que é a cara dessa época -, aproveite. A chef Ana Demaison Tranjan, do bufê Cositas na Cozinha, ensina a fazer duas versões: para enrolar ou servir no copinho.
Brigadeiro de paçoca
Rendimento: 30 bolinhas. Na outra versão, depende do tamanho do copinho
Ingredientes
1 lata de leite condensado;
1 colher (sopa) de manteiga sem sal;
2 paçoquinhas esfareladas;
100 g de creme de leite fresco (somente para a versão de copinho);
algumas paçoquinhas extras para esfarelar e enrolar os docinhos.
Modo de fazer
Coloque todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo médio, mexendo sempre para não grudar nas laterais.
Para enrolar
Quando for possível ver o fundo da panela ao raspar com uma espátula, transfira para um prato fundo untado com manteiga, espere esfriar e leve à geladeira por no mínimo 1 hora. Disponha a paçoca esfarelada em um prato, faça bolinhas do mesmo tamanho com a massa (use uma colher pequena para medir a quantidade e unte a palma das mãos com manteiga) e passe cada uma pela farofinha. Acomode os docinhos em forminhas.
De colher
Inclua o creme de leite na panela do preparo. O ponto é o de um mingau espesso. Distribua pelos copinhos, aguarde amornar e leve à geladeira até que fiquem geladinhos. Decore, se gostar, com farelinho de paçoca.