Já imaginou ganhar (muito!) dinheiro apenas filmando suas refeições diárias e compartilhando ao vivo na internet? Foi o que pensou - e fez - a sul coreana Park Seo-Yeon, de 34 anos, que tem ganhado cerca de 5.660 libras (cerca de R$ 16 mil) por mês apenas fazendo isso, de acordo com o jornal britânico "Daily Mail".
Milhares de pessoas param para ver Park todos os dias, enquanto ela compartilha seus generosos banquetes de comida e se alimenta ao vivo em um site de streaming, onde ela é conhecida como The Diva (A Diva, em português).
A sul-coreana chega a passar até três horas comendo na frente da câmera. O dinheiro vem de publicidade e "doações" que vem através de "balões virtuais", uma versão do BitCoins.
Park filma suas refeições há cerca de 3 anos. "As pessoas gostm de ver as outras comendo quando n˜sao podem fazer isso ou estão de dieta", diz a sul-coreana ao jornal britânico. "A solidão é outro fator crucial. O show é viciante e é como se você pudesse se comunicar com milhares de pessoas estando na sua casa".
A mania é chamada de "mok bang", algo como transmissão do jantar . Park já chegou a se alimentar de duas pizzas em um jantar. Em outro, comeu 30 ovos fritos e uma caixa de patas de caranguejo. Ela garante que não tem problemas alimentares nem de saúde. "Comecei a filmar minhas refeições porque estava entediada e precisava de um hobby". Os vídeos dela no Youtube já tiveram mais de 200 mil visualizações.
A tendência, conhecida como voyeurismo gastronômico, tem crescido nos últimos meses no país que aumento em cerca de 25% a taxa de pessoas que moram sozinhas e, consequentemente, não têm companhia na hora das refeições. Os "shows" gastronômicos como os da The Diva são uma forma de as pessoas que moram sozinha terem com quem compartilhar o momento da refeição.